Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil PMDB vai mudar de nome e voltar a ser MDB para “ganhar as ruas”

Compartilhe esta notícia:

Desgastado com atual crise, o partido quer se transformar em uma "força política". (Foto: AG)

De olho em uma candidatura própria em 2018 e no centro da enorme crise política que se abate sobre o primeiro presidente do partido que chegou ao Planalto, a Executiva Nacional do PMDB se reuniu nesta quarta-feira e anunciou uma reformulação geral no programa e na marca da legenda para “ganhar as ruas” e se transformar em uma “força política”. Com a estratégia de tentar retomar o prestígio das lutas pela redemocratização lideradas por figuras como Ulysses Guimarães e Teotônio Vilela, a primeira mudança será no nome do partido, que perderá o “P” e retornará ao antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

O atual presidente Romero Jucá (PMDB-RR) afirma que a intenção não é fugir do desgaste do PMDB e se esconder em outro nome. O ofício comunicando a mudança do nome do PMDB, que será oficializado em convenção nacional em 27 de setembro, já foi encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Estamos iniciando o processo de discussão da marca, do antigo nome. Na verdade quero aqui rebater crítica de que o PMDB estaria mudando de nome para se esconder. Não é verdade. Estamos resgatando a nossa memória histórica e retirando o último resquício da ditadura dentro do PMDB. Esse “P” foi uma determinação do regime militar para se colocar antes do Movimento. Existia MDB e Arena, MDB virou PMDB e Arena virou PDS, disse Jucá.

O presidente do PMDB anuncia que não será apenas uma mudança de nome, mas uma reformulação programática e de conceito para ganhar as ruas. “Movimento é mais forte, a gente quer realmente ganhar as ruas , com uma nova programação, bandeiras nacionais regionais. Queremos ser muito mais do que um partido, queremos ser um força política, e nós vamos ser.” (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso vai depor novamente como testemunha de defesa de Lula, desta vez na Operação Zelotes
Taxa básica de juros da economia brasileira deve avançar ao maior nível em quase nove anos nesta quarta-feira
https://www.osul.com.br/pmdb-vai-mudar-de-nome-e-voltar-ser-mdb-para-ganhar-as-ruas/ PMDB vai mudar de nome e voltar a ser MDB para “ganhar as ruas” 2017-08-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar