Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 16 de maio de 2019
A nova campanha da loja de cosméticos Natura optou por representar relações afetivas entre mulheres e provocou campanhas de boicote em grupos conservadores nas redes sociais. A empresa divulgou a nova coleção de batom na segunda-feira (13) por meio de suas redes sociais. “Que nossa maquiagem só borre por causa de beijos cheios de AMOR! Para divulgar a nova #ColeçãoDoAmor, convidamos três casais para contar suas histórias e celebrar a diversidade!”, diz a publicação. As informações são do jornal O Dia e do portal de notícias UOL.
A campanha convidou três casais para contar sua história. São elas: duas mulheres cisgêneros, uma drag queen e uma mulher cisgênero e uma mulher trans e uma mulher cis. A peça publicitária apresenta, por exemplo, duas mulheres que se apaixonaram na aula de balé. Em seguida, as duas aparecem dando um beijo.
A reação, com o estímulo de boicote à Natura, apareceu em grupos no WhatsApp na noite de segunda-feira e foi o assunto mais comentado no Twitter na terça-feira com a hashtag “#BoicoteNatura”. Em contrapartida, apoiadores e pessoas ligadas à comunidade LGBT apoiam a campanha de marketing.
“Achei desnecessário, se fosse um casal hétero pensaria da mesma forma, existem outras maneiras de propaganda falando do assunto sem tanta exposição”, disse uma internauta.
“Com tantos comentários dizendo que acharam ‘desnecessário’, a gente só confirma a mais pura necessidade de discutir, conversar e explicar pra essas pessoas que esse preconceito mascarado, é tão ruim e mata tanto quanto a homofobia explícita. Ainda temos um longo caminho…”, escreveu outra.
Apoio à causa LGBT
A Natura se manifestou sobre a repercussão da campanha, dizendo que acredita no valor da diversidade. “Isso está expresso em nossas crenças há mais de vinte anos, em nossas campanhas publicitárias, projetos patrocinados e em nosso corpo de colaboradores”, disse.
De acordo com a empresa, o lema da campanha, “No amor cabem todas as cores”, reforça o apoio da marca à causa LGBT+, “incentivando o orgulho de ser quem é e amar quem quiser”.
Questões contemporâneas
Iniciativas como a da Natura procuram evidenciar a importância das marcas no cotidiano das pessoas, segundo Eric Messa, coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP-SP (Fundação Armando Álvares Penteado, de São Paulo).
“Muitas marcas passaram a investir grande parte dos seus esforços de comunicação em campanhas que tratam das questões contemporâneas. Assim, elas não só alcançam o consumidor, mas associam à marca um posicionamento frente a tais temas”, declarou.
Ele afirmou que esse tipo de campanha gera debate porque hoje a sociedade tem mais acesso à informação e voz ativa nas redes sociais. Consequentemente, é mais crítica em relação à propaganda. “Além disso, não existem mais instituições sólidas que orientem a sociedade. Isso tem formado uma geração de jovens carentes de algo que possa lhes dar sentido à vida”, disse.