Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
27°
Mostly Cloudy

Brasil População idosa do Brasil será de 73 milhões de pessoas em 2060

O setor de serviços tem mais receptividade aos idosos. (Foto: AFP)

A população idosa do Brasil vai saltar de 22 milhões de pessoas com 60 anos ou mais para cerca de 73,5 milhões em 2060. Em termos de proporção da população, no mesmo período, a participação dos idosos na população total vai saltar do patamar de 10% para cerca de 33,7% em 2060.

As informações fazem parte de relatório sobre a previdência social, apresentado pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social. O estudo é baseado em projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Conforme o levantamento, atualmente, uma em cada dez pessoas é idosa. Em 2060, uma em cada três será idosa.

“O Brasil atravessa a fase final do bônus demográfico, com previsão de encerramento por volta de 2024, devido à redução da taxa de fecundidade e ao aumento da expectativa de vida. O resultado previdenciário será duplamente pressionado: haverá mais beneficiários da previdência e um menor contingente de contribuintes. A taxa de fecundidade caiu 57,7% entre 1980 e 2015, passando de 4,1 para 1,7 filhos nascidos vivos por mulher, implicando menor crescimento da população no futuro. As projeções populacionais mostram que, em 2060, teremos menos pessoas em idade ativa que hoje. Ao mesmo tempo, o número de idosos irá crescer 262,7% nesse mesmo período”, diz o relatório.

Voltar Todas de Brasil

Compartilhe esta notícia:

Governo federal regulamenta sistema de registro único de imóveis válido para todo o Brasil
Chega a 59 milhões o número de brasileiros com nome sujo no SPC
Deixe seu comentário
Pode te interessar