Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Por hora, 282 pessoas ficam desempregadas no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Até o fim do ano, serão 12 milhões de desempregados. (Foto: Tiago Queiroz/AE)

O Brasil dos desempregados já tem quase a mesma população de Portugal: beira os dez milhões de habitantes. Por hora, 282 brasileiros passam a fazer parte desse contingente, segundo cálculos do economista e blogueiro Alexandre Cabral. É gente como Adeíldo dos Santos, pai de três filhos, que está sem emprego há seis meses; como o haitiano Vito Pharius, que chegou a São Paulo há um ano, sem a família, e até hoje não conseguiu assinar a carteira de trabalho. É gente como André Vernilo, 21 anos, que acabou de pegar o diploma de relações públicas, mas não consegue achar uma vaga na área; ou como Wagner Soares, ex-­funcionário de uma fábrica de autopeças, hoje vendedor ambulante no viaduto Santa Ifigênia, em São Paulo (SP).

A estimativa é de que, até o fim do ano, serão 12 milhões de histórias como essas no País. Vai ser cada vez mais difícil não conhecer alguém que esteja desempregado. E, para quem já está sem emprego, a dificuldade será encontrar portas onde bater. “Isso é muito grave, porque com exceção da agricultura, não há mais nenhum setor livre do fantasma do desemprego”, diz o economista José Roberto Mendonça de Barros, da MB Associados. “E não se trata de uma crise conjuntural. O problema é estrutural.” (Luiz Guilherme Gerbelli e Anna Carolina Papp/AE)

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Nos EUA, Marina Silva volta a defender cassação da chapa Dilma e Temer
A renda per capita brasileira vai demorar cerca de dez anos para recuperar a perda causada pela recessão atual
https://www.osul.com.br/por-hora-282-pessoas-ficam-desempregadas-no-brasil/ Por hora, 282 pessoas ficam desempregadas no Brasil 2016-04-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar