Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Por que o aeroporto de Atlanta é o mais movimentado do mundo?

Compartilhe esta notícia:

O Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson. (Foto: Reprodução)

Uma pane elétrica no último domingo (17) deixou sem energia por mais de 11 horas o Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, em Atlanta, nos Estados Unidos. Quase 1.500 voos foram cancelados nesse dia e na segunda-feira (18), paralisando o aeroporto mais movimentado do mundo a uma semana do Natal.

É isso mesmo. O aeroporto com maior fluxo de passageiros no planeta não fica em alguma “capital global” como Nova York (EUA), Londres (Reino Unido) ou Pequim (China), e sim nessa cidade no Estado da Geórgia, no Sudeste dos Estados Unidos. As informações são do blog Senhores Passageiros, do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com o levantamento anual do Airports Council International (ACI), entidade que representa todos os aeroportos no mundo, o Hartsfield-Jackson recebeu, em 2016, mais de 104 milhões de passageiros. São 10 milhões de pessoas a mais do que o segundo colocado, o Aeroporto Internacional de Pequim.

Mas o que leva tanta gente a esse aeroporto? A resposta é uma soma de fatores.

Primeiramente, Atlanta é um dos principais hubs – centro de distribuição de conexões – dos Estados Unidos, além de abrigar a sede de operações da Delta Air Lines, uma das três grandes companhias aéreas americanas.

Mas apenas isso não basta. Os aeroportos de Chicago O’Hare e Dallas-Fort Worth são, respectivamente, os maiores hubs da United Airlines e da American Airlines. Ainda assim, Chicago foi somente o sexto terminal mais movimentado do mundo em 2016, enquanto Dallas foi o 11º.

A principal vantagem de Atlanta é o fato de a cidade estar localizada a duas horas de distância de 80% da população dos EUA. Isso significa que 260 milhões de pessoas estão ao alcance do aeroporto através de um voo de curta duração. Além disso, a posição próxima à costa leste favorece voos transatlânticos até a Europa.

Outro ponto importante é o bom tráfego garantido pela presença da Southwest, a maior companhia low-cost do mundo. A empresa respondeu, em 2016, por quase 10% dos passageiros que passaram pelo aeroporto, ficando atrás apenas da Delta (73%).

Ajuda ainda a ausência de outro grande aeroporto concorrente em um raio de 1.000 quilômetros.

Pane

A pane elétrica que deixou milhares de usuários na escuridão só foi resolvida no fim da noite de domingo. Quando a luz do aeroporto acabou, passageiros que já estavam nos aviões para a decolagem tiveram que esperar até nove horas para deixarem as aeronaves e retornar ao aeroporto.

Apenas às 22h locais (19h de Brasília) o prefeito de Atlanta, Kasim Reed, anunciou que todos os passageiros já tinham desembarcado em segurança.

Com isso, milhares de pessoas passaram parte do dia no saguão escuro aguardando informações e muitos foram para hotéis nas proximidades. O aeroporto disse que forneceu 5.000 refeições os passageiros que ficaram esperando.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Donald Trump ameaça cortar a ajuda de quem votar contra os Estados Unidos na ONU
Policiais são presos após um vídeo de agressão a estudantes ir parar na internet
https://www.osul.com.br/por-que-o-aeroporto-de-atlanta-e-o-mais-movimentado-do-mundo/ Por que o aeroporto de Atlanta é o mais movimentado do mundo? 2017-12-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar