Últimas Notícias > Notícias > As obras no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, causam mudanças nos voos que saem de Porto Alegre

Saiba por que Facebook e outros gigantes escolhem testar novidades no Canadá

Segundo as empresas, o povo canadense é conhecido por ser muito ligado em tecnologia e redes sociais. (Foto: Reprodução)

A rede social Instagram revelou estar testando uma mudança importante: o número de curtidas que fotos e vídeos ganham no aplicativo será escondido e poderá ser visto apenas por quem tiver postado as imagens. Essa mudança no aplicativo, que pertence ao Facebook, está sendo testada no Canadá.

O Facebook disse que quer fazer com que as pessoas prestem mais atenção ao conteúdo do que à popularidade de uma imagem no Instagram. Os canadenses, segundo a rede social, são conhecidos por serem bastante ligados em tecnologia e redes sociais. Há mais de 24 milhões de pessoas usando mensalmente algum app que pertence ao Facebook no país.

Não é a primeira vez que o Facebook faz um teste de aplicativo no Canadá. No ano passado, o país foi escolhido – ao lado de Colômbia e Tailândia – para um acesso antecipado ao aplicativo de paquera do Facebook, o Facebook Dating. E em 2017, o Facebook também escolheu o Canadá para, em primeira mão, lançar iniciativas dando mais transparência ao seu uso de publicidade.

Mas a gigante da mídia social não é a única empresa que tem usado o Canadá como um lugar para colocar à prova novos produtos antes de investir em mercados mais amplos. “Os dados que você consegue lá são confiáveis e se comparam a outros mercados grandes, como os EUA, Reino Unido, Dinamarca e por aí vai. E o país também tem um tamanho bom”, disse, ainda em 2013, um executivo da indústria de games.

Robert Levy, presidente do BrandSpark, empresa de pesquisa de mercado com sede em Toronto, afirma que lançar inovações e tecnologias em desenvolvimento fazem parte da “força vital das marcas”. Segundo Levy, é isso também que “os consumidores esperam em um mercado hipercompetitivo”.

E, segundo ele, o Canadá é “um ambiente de marketing muito, muito sofisticado” e representa uma “maneira compacta de obter muito retorno para testes”. Mas por que o Canadá funciona como um lugar ideal para testes?

“Tem a ver com diversidade”

“No Canadá, temos uma população muito diversa, que fala mais de 200 línguas pelo país”, explica Danny Heuman, analista chefe de um escritório da Environics Analytics, de pesquisa de mercado.

Não é apenas o fato de receber alto número de imigrantes – o Canadá tem a maior proporção de pessoas nascidas no exterior que qualquer uma das sete maiores economias do mundo –, mas também o de ter pessoas em todo o espectro de renda e em regiões urbanas e suburbanas que o fazem ser um lugar ideal para testar novos produtos. Juntos, os canadenses compõem uma grande variedade de segmentos de consumidores e nichos com os quais se pode experimentar e aprender.

Deixe seu comentário: