Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Porto Alegre começa a treinar militares do Exército para combater o mosquito Aedes aegypti na capital gaúcha

Compartilhe esta notícia:

Técnicos da Saúde dão instruções a integrantes do Comando Militar do Sul. (Foto: Vanessa Conte/Divulgação PMPA)

Reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, chikungunya e zika, é o fator mais importante em termos de prevenção, de acordo com a SMS (Secretaria Municipal da Saúde) de Porto Alegre. Na tarde dessa quarta-feira, técnicos da CGVS (Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde) e da Coordenação de Atenção Básica deram instruções para 50 integrantes do CMS (Comando Militar do Sul), que serão capacitados como multiplicadores aos 1,6 mil militares do Exército que atuarão na ação de mobilização nacional contra o mosquito, que acontecerá neste sábado, em todo o Brasil.

“A eliminação dos criadouros do Aedes aegypti é uma responsabilidade de todos nós, moradores de Porto Alegre. Nesse sentido, o auxílio do Exército no esclarecimento à população para reduzir os criadouros é muito bem-vinda, pois aumenta o contingente de orientadores no período de calor, quando a infestação aumenta”, avaliou a médica veterinária residente Luiza Aita de Lemos, da CGVS. Ela conduziu a primeira parte da instrução, com a palestra Aedes: Criadouros e Soluções.

Os militares foram instruídos quanto às formas de transmissão dos vírus e as medidas de prevenção e combate ao inseto, além da abordagem nas residências e outros imóveis que serão alvo da campanha. Eles atuarão junto com agentes de saúde, atividade para a qual também foram treinados. Na sequência, técnicos da Atenção Básica da SMS e do Imesf (Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família) orientaram os militares sobre a atuação conjunta com os agentes de saúde e a visitação aos domicílios.

Para o coronel André Álvares, que acompanhou o grupo durante a capacitação, a ideia é fazer com que a população se dê conta da dimensão do problema. “Dividimos a tropa e, com o acompanhamento da SMS, vamos passar nas residências e locais elencados pela prefeitura para entregar material informativo e esclarecer dúvidas dos moradores.”

Álvares explicou também que a participação do Exército está dividida em quatro fases. A primeira foi interna, para eliminar os possíveis criadouros nos próprios quartéis. A segunda fase será realizada neste sábado, seguida de uma semana de acompanhamento aos agentes de saúde. A quarta etapa será junto às escolas. O treinamento ocorreu na sede do Comando Militar do Sul, na rua dos Andradas, no Centro Histórico da Capital. (PMPA)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Teste rápido agora vai detectar em até cinco horas a presença do vírus da zika
Freeway teve trânsito intenso na Quarta-feira de Cinzas
https://www.osul.com.br/porto-alegre-comeca-a-treinar-militares-do-exercito-para-combater-o-mosquito-aedes-aegypti-na-capital-gaucha/ Porto Alegre começa a treinar militares do Exército para combater o mosquito Aedes aegypti na capital gaúcha 2016-02-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar