Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Porto Alegre registrou a maior inflação para o consumidor entre as sete capitais pesquisadas na última semana de outubro

Compartilhe esta notícia:

Na Capital gaúcha, o índice registrou variação de 0,51%. (Foto: EBC)

O IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) subiu em cinco das sete capitais pesquisadas pela FGV (Fundação Getulio Vargas) na quarta semana de outubro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (1º). Porto Alegre registrou a inflação para o consumidor mais alta.

Na Capital gaúcha, o índice registrou variação de 0,51%. O resultado foi 0,15 ponto percentual superior ao apurado na terceira semana de outubro. Nesta apuração, três das oito classes de despesa componentes do IPC-S apresentaram aceleração em suas taxas de variação em Porto Alegre, entre as quais se destacam os grupos habitação e alimentação, cujas taxas passaram de 0,21% para 0,79% e de 0,54% para 0,78%, respectivamente.

O IPC-S também subiu em São Paulo (de 0,40% para 0,43%), Recife (de 0,20% para 0,22%), Salvador (de 0,14% para 0,20%) e Brasília (0,14% para 0,21%). Ocorreu desaceleração de preços no Rio de Janeiro (de 0,16% para 0,12%) e em Belo Horizonte (de 0,47% para 0,44%).

No geral, o IPC-S registrou variação de 0,33% na última semana de outubro, 0,04 ponto percentual acima da taxa divulgada na apuração anterior.

Confiança empresarial

O ICE (Índice de Confiança Empresarial) da Fundação Getulio Vargas avançou 2,6 pontos em outubro, para 90,3 pontos, o maior nível desde julho de 2014 (91,3 pontos). “A recuperação da confiança empresarial ganhou consistência nos últimos meses com o avanço mais expressivo dos indicadores da situação atual, refletindo uma migração de respostas desfavoráveis para as que denotam um quadro de normalidade. Em relação ao futuro, o pessimismo começa a dar lugar a um otimismo moderado, exemplificado pelo comportamento do indicador de emprego, que registra, pela primeira vez desde novembro de 2014, mais empresas prevendo aumento que redução do total de pessoal ocupado nos meses seguintes”, afirma Aloisio Campelo Jr., superintendente de estatísticas públicas da FGV.

O ICE consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas sondagens empresariais produzidas pela FGV: indústria, serviços, comércio e construção. Em outubro, o ISA-E (Índice de Situação Atual) avançou mais que o IE-E (Índice de Expectativas) pelo terceiro mês seguido, reduzindo a distância entre os dois indicadores para 10,9 pontos. O ISA-E avançou 2,6 pontos, para 86,1 pontos, o maior desde dezembro de 2014 (86,8). O IE-E subiu 1,5 ponto, para 97, o maior nível desde março de 2014 (97,2).

A confiança avançou em todos os setores no mês. A maior contribuição para a alta do ICE foi dada pela Indústria (0,9 ponto) e pelo setor de serviços (0,9 ponto), seguidos pelo comércio (0,7 ponto) e pela construção (0,1 ponto).

O indicador de ímpeto de contratações avançou 1,8 ponto percentual (sem padronização) em outubro, alcançando 101,8 pontos, sinalizando haver mais empresas prevendo aumento que redução do quadro de pessoal nos próximos meses, algo que não ocorria desde novembro de 2014. A maior contribuição para a alta na margem foi dada pelo comércio (1 ponto), seguida por serviços (0,7 ponto) e pela construção (0,2 ponto). No mês, a indústria contribuiu negativamente com 0,1 ponto.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Setenta mil veículos devem passar pela Freeway em direção ao litoral no feriado de Finados
Contrária ao aumento de impostos, Federasul espera que proposta não seja enviada à Assembleia
https://www.osul.com.br/porto-alegre-registra-maior-inflacao-para-o-consumidor-entre-as-sete-capitais-pesquisadas-na-ultima-semana-de-outubro/ Porto Alegre registrou a maior inflação para o consumidor entre as sete capitais pesquisadas na última semana de outubro 2017-11-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar