Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diz que vai “destruir totalmente” a Coreia do Norte se não tiver escolha

Prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda termina em uma semana

Mais da metade dos contribuintes já entregaram a declaração do IRPF (Foto: Reprodução)

O contribuinte que ganhou mais de R$ 2.196 por mês no ano passado, incluindo o décimo terceiro salário, tem mais uma semana para acertar as contas com o Leão. Termina na próxima sexta-feira (28) o prazo para enviar a declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física).

Segundo o balanço mais recente divulgado pela Receita Federal, pouco mais da metade dos contribuintes já cumpriram a obrigação com o Fisco. Um total de 14.585.859 declarações haviam sido recebidas até quinta-feira (20). O número equivale a 51,5% do total de 28,3 milhões de documentos esperados.

O prazo de entrega começou em 2 de março. O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita Federal. A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano passado.

Restituição

A Receita Federal pagará a restituição do IRPF em sete lotes, entre junho e dezembro deste ano. O primeiro lote será pago em 16 de junho, o segundo em 17 de julho e o terceiro em 15 de agosto. O quarto, quinto e sexto lotes serão pagos, respectivamente, em 15 de setembro, 16 de outubro e 16 de novembro. O sétimo e último lote está previsto para ser pago em dezembro.

Ao fazer a declaração, o contribuinte deve indicar a agência e a conta bancária na qual deseja receber a restituição. Idosos, pessoas com deficiência física, mental ou doença grave têm prioridade para receber a restituição. (ABr)

Deixe seu comentário: