Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Precursora da técnica de cool hunting no Brasil ministra workshop na ADVB/RS

Compartilhe esta notícia:

Sabina Deweik
Workshop acontece no dia 4 de novembro, das 8h30min às 17h30min. O curso terá uma saída de campo, chamada de Safári Urbano, em que o grupo irá escolher um bairro da cidade e fazer uma caminhada para observar e registrar sinais de comportamentos presentes nas pessoas. Foto: Arquivo Pessoal

Captar o imaginário coletivo e antecipar comportamentos é, hoje, uma forma eficaz de gerar inovação para as empresas. Por isso, o Cool Hunting – termo utilizado por profissionais que tem a função de fazer pesquisas não só de mercado como também de tendências sociais – vem ganhando força no País e no mundo como uma metodologia de trabalho que fornece às empresas informações valiosas para o lançamento de novos produtos e ações.

Atenta a essa nova estratégia de antecipar consumo e comportamento, a ADVB/RS traz a Porto Alegre a maior especialista no assunto, a jornalista Sabina Deweik, precursora do método no Brasil. Ela irá ministrar o curso Cool Hunting Tendências de Mercado, que inicia amanhã (4), das 8h30 às 17h30, na sede da entidade (Rua Celeste Gobbato, s/nº – Praia de Belas). O workshop é voltado para empresários da área de marketing, comunicação, desenvolvimento de produtos, varejo, pesquisa, inovação, designers e empreendedores.

O curso vai apresentar a conceituação teórica da metodologia de cool hunting e desenvolver atividades práticas, com uma saída de campo, chamada de Safári Urbano, em que o grupo irá escolher um bairro da cidade e fazer uma caminhada para observar e registrar sinais de comportamentos presentes nas pessoas, ruas e produtos. Em seguida, os participantes irão interpretar os materiais coletados e, por fim, fazer um exercício de elaboração de projeto utilizando os conhecimentos adquiridos.

Sabina é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e em Comunicação de Moda pela Domus Academy, de Milão. Representa no Brasil, desde o ano de 2000, o instituto de pesquisas de tendências e consultoria estratégica Future Concept Lab, que tem sede na Itália e é pioneiro mundial na aplicação do cool hunting. “Faço pesquisas, consultoria e capacitação. Meu foco é em inovação e trabalho com desafios específicos, seja em comunicação, na criação de um novo produto, novo posicionamento ou novas categorias em empresas”, afirma ela.

De acordo com a jornalista, o cool hunting percebe aquilo que o consumidor não deixa explícito. “Diferente das pesquisas tradicionais, não perguntamos o que o consumidor quer. Ele não sabe o que quer. Por isso, nosso trabalho é observar e fazer uma análise não só mercadológica, mas também humana e sociológica”, destaca. Nesse processo é importante, também, enxergar lugares e manifestações culturais que dão indícios de novas tendências que podem cair no gosto dos consumidores. E esse método de trabalho, segundo Sabina, implica diretamente nas práticas de mercado atuais porque ajuda a projetar o futuro, desenvolver estratégias de inovação, antecipar tendências e possibilitar que empresários captem novas oportunidades de investimentos e criação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Agert divulga “Carta de Canela”
Turismate
Congresso Técnico reúne estrangeiros na 7ª Turismate
https://www.osul.com.br/precursora-da-tecnica-de-cool-hunting-no-brasil-ministra-workshop-na-advbrs-2/ Precursora da técnica de cool hunting no Brasil ministra workshop na ADVB/RS 2015-11-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar