Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Prefeito decreta situação de emergência em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Mais de 20 toneladas de alimentos já foram entregues no ginásio Tesourinha. (Foto: Ivo Gonçalves/PMPA)

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, decretou nesse domingo situação de emergência. O decreto foi assinado pelo chefe do Executivo municipal pela manhã. No site da prefeitura, consta a nota oficial sobre os motivos que levaram à situação.

“Considerando o resultado catastrófico do vendaval da última quarta-feira que atingiu toda a cidade alagando escolas, destruindo postos de saúde, destelhando casas e outros prejuízos; Considerando que, com o aumento do nível das águas do Guaíba, populações carentes das Ilhas e do bairro Humaitá estão sendo mais atingidas ainda; Considerando que existe previsão de mais chuvas e ventos fortes para a próxima terça-feira: Estou decretando situação de emergência para todo o município de Porto Alegre. As equipes da Defesa Civil de Porto Alegre e do Estado estão fazendo o levantamento de todos os danos já sofridos para serem apresentados aos governos federal e estadual, para a devida formalização”, diz o texto, assinado por Fortunati.

A capital gaúcha não decretava situação de emergência há 31 anos. A última vez que isso havia acontecido foi em 1984, quando o então prefeito João Dib tomou a decisão, igualmente em razão do mau tempo. Se reconhecido, o documento possibilita que o município acesse uma série de benefícios de forma facilitada, como a liberação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para quem precisa de recursos para reconstruir sua casa e a ampliação do Bolsa Família a desalojados.

No sábado, o nível do Rio Guaíba chegou a 2,94 metros, o maior desde a cheia de 1941. Nesse domingo, a régua do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre mostrava 2,81 metros às 15h45min.
Para evitar o acúmulo de água na avenida Mauá, o Departamento de Esgotos Pluviais usou 210 sacos de areia de 25 quilos para fazer a contenção. Outros cem sacos estão estocados no cais. As 14 comportas do muro da Mauá estão fechadas. Os alagamentos pioraram. O volume acumulado aumentou nas ilhas e o Guaíba extravazou na Zona Sul e no Quarto Distrito. Como prevenção, o dique de contenção do arroio Feijó foi reforçado.

Nível do Guaíba chegou a 2,94 metros no sábado. Nesse domingo, régua marcava 2,81 metros. (Foto: Ceic/Divulgação)

Nível do Guaíba chegou a 2,94 metros na tarde de sábado. Nesse domingo, régua do Ceic marcava 2,81 metros. (Foto: Ceic/Divulgação)

Atingidos

A Defesa Civil estadual atualizou o número de pessoas atingidas pelas chuvas no RS. Ao todo, são 146.949, sendo 5.413 famílias desalojadas (instaladas em casas de parentes ou amigos) e 1.723 desabrigadas (acolhidas em abrigos públicos). O governador José Ivo Sartori sobrevoou áreas afetadas, entre elas as ilhas, Eldorado do Sul, Canoas e Alvorada. Os municípios atingidos somam cem e o número de clientes sem energia elétrica chegou a 50 mil nesse domingo. À noite, eram 37 mil.

Uma comitiva integrada pelo ministro da Previdência Social e Trabalho, Miguel Rossetto; secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Miki Breier; e coordenador-adjunto da Defesa Civil no Estado, tenente-coronel Alexandre Martins, também visitou cidades com transtornos. Rossetto confirmou a liberação do FGTS. Já a Defesa Civil de Porto Alegre estima que 600 pessoas estejam em abrigos, além de outras 500 que se negam a deixar suas casas. Fortunati visitou os desabrigados que são atendidos no ginásio Tesourinha. Mais de 20 toneladas de alimentos foram doadas.

O prédio do Tribunal de Justiça, na capital gaúcha, fica interditado até terça-feira. O motivo são os danos causados à estrutura depois das últimas chuvas.

Rios e estradas

A medição no rio dos Sinos marcava nesse domingo 6 metros, quando o normal são 4 metros. Em Gravataí, o nível do rio Gravataí era de 6,34 metros, quando deveria medir cerca de 3 metros. O catamarã retomará a travessia Porto Alegre-Guaíba nesta segunda-feira.

A BR-116 passou o dia bloqueada no quilômetro 249, em São Leopoldo, no sentido interior-capital gaúcha, em razão de obras. À noite, uma faixa foi liberada. O acesso de veículos ao bairro Humaitá (Zona Norte de Porto Alegre) pela alça da BR-448 foi permitido nesse domingo. O trecho normalmente fica fechado. A liberação ocorreu devido a alagamentos no entorno da Arena do Grêmio.

Volta da chuva

O Sistema Metroclima alerta para a previsão de chuva forte com ventania a partir de terça-feira. Na quarta-feira, há possibilidade de queda de granizo. As temperaturas oscilam nos dois dias entre 20°C e 35°C e entre 17°C e 26°C, respectivamente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Agências de publicidade envolvidas nos escândalos vão devolver 50 milhões de reais aos cofres públicos
Coreia do Norte volta a ameaçar a vizinha do Sul
https://www.osul.com.br/prefeito-decreta-situacao-de-emergencia-em-porto-alegre/ Prefeito decreta situação de emergência em Porto Alegre 2015-10-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar