Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Prefeitos fazem acordo para elevar alíquota da nova CPMF a 0,38%

Compartilhe esta notícia:

Berzoini acertou com líderes de FNP e CNM alíquota do tributo. Foto: Antônio Cruz/ABr

Entidades de prefeitos anunciaram nessa terça-feira um acordo com o Palácio do Planalto para que a nova CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) tenha alíquota de 0,38% (0,20% para a União; 0,09% para os Estados e 0,09% para os municípios). Criada no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com o objetivo de financiar a Saúde, o imposto foi extinto pelo Congresso em 2007.

Segundo a FNP (Frente Nacional dos Prefeitos) e a CNM (Confederação Nacional dos Municípios), associações municipalistas que se reuniram com o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, ainda não há consenso, porém, quanto à destinação dos recursos a serem arrecadados com o novo imposto – se vão para a Previdência Social, como o governo federal defende, ou para a Saúde, como querem os prefeitos.

O governo federal informou que não se pronunciará até que todos os detalhes do acerto estejam definidos, entre os quais a destinação dos recursos. Conforme o projeto enviado pelo Executivo ao Congresso, a alíquota do novo tributo seria de 0,20% e os recursos, destinados à União, deveriam financiar exclusivamente a Previdência.

A iniciativa, contudo, sofreu resistência de prefeitos e governadores. Para garantir apoio à medida no Congresso, eles passaram a exigir do Planalto que incluísse no projeto Estados e municípios como destinatários de parte dos recursos e a defender que outras áreas sejam beneficiadas pela arrecadação do imposto. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Governo federal descarta aprovar CPMF neste ano e estuda usá-la na Saúde
Confirmada a cassação do mandato do vereador de Porto Alegre Cassio Trogildo, do PTB
https://www.osul.com.br/prefeitos-fazem-acordo-para-elevar-aliquota-da-nova-cpmf-a-038/ Prefeitos fazem acordo para elevar alíquota da nova CPMF a 0,38% 2015-10-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar