Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Marcas & Veículos Prefeitura de Paris quer somente carros elétricos em circulação na cidade até 2030

Compartilhe esta notícia:

Vaga para carro elétrico perto de ponto de recarga em Paris. (Foto: Reprodução)

As autoridades de Paris planejam banir os carros movidos a gasolina e diesel da cidade mais visitada do mundo até 2030, informou a prefeitura da capital francesa. A medida assinala uma aceleração nos planos para livrar Paris de veículos a gasolina e substituí-los por carros elétricos, em uma cidade obrigada a impor proibições temporárias com frequência devido a picos de poluição atmosférica.

A prefeitura disse em um comunicado que a França já estabeleceu o prazo de 2040 como meta para acabar com carros dependentes de combustíveis fósseis e que isso exige uma redução gradual mais rápida em cidades grandes.

“Trata-se de planejar para o longo prazo com uma estratégia que reduzirá os gases de efeito estufa”, disse Christophe Najdovski, autoridade responsável pelas políticas de transporte do escritório da prefeita Anne Hidalgo.

“O transporte é um dos maiores produtores de gases de efeito estufa. Por isso, estamos planejando uma retirada dos veículos de motor a combustão, ou veículos de energia fóssil, até 2030”, disse ele.

A capital, que sediará a Olimpíada de 2024 e sediou o pacto climático mais recente de políticas de contenção do aquecimento global, já vinha estudando o fim dos carros a diesel até a realização dos Jogos.

A prefeitura de Paris, já criticada pela criação de zonas proibidas à circulação de carros, dias sem carro e multas para motoristas que entrarem na cidade em veículos com mais de 20 anos, disse não estar usando a palavra “proibição”, mas adotando um prazo factível dentro do qual o uso de veículos de motor a combustão pode ser eliminado gradualmente.

Muitos parisienses não possuem carros, contando com o amplo sistema de transporte público, e cada vez mais com redes que oferecem bicicletas, scooters e carros híbridos pouco poluentes para aluguéis de curto prazo que se expandem rapidamente.

Holanda

A Holanda também anunciou medidas concretas para libertar-se dos automóveis com motores térmicos. Após declarações iniciais que colocavam 2025 como o ano da mudança, as intenções e medidas anunciadas pelo governo holandês referem-se agora ao ano de 2030.

A proibição da venda de automóveis com motores de combustão é apenas uma parte de um plano mais vasto. O objetivo será reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa no país em 49% até 2030.

Entre outras medidas, o governo holandês investirá em fontes de energia mais limpas, como parques eólicos, e incentivará  o uso de bicicletas como meio de transporte.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Marcas & Veículos

Confira oito dicas para evitar a inadimplência na compra do carro
Procon RS  realiza ação de fiscalização em Alvorada  
https://www.osul.com.br/prefeitura-de-paris-quer-somente-carros-eletricos-em-circulacao-na-cidade-ate-2030/ Prefeitura de Paris quer somente carros elétricos em circulação na cidade até 2030 2017-10-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar