Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Presidente da Coreia do Sul será interrogada por procuradores

Compartilhe esta notícia:

A presidente sul-coreana Park Geun-Hye (Foto: AFP)

A promotoria da Coreia do Sul disse neste domingo (13) que interrogará a presidente Park Geun-Hye como parte do processo que apura se uma amiga dela praticou tráfico de influência.

No sábado (12), centenas de milhares de pessoas protestaram na capital, Seul, pedindo a renúncia de Park. Será a primeira vez que um presidente em exercício da Coreia do Sul é interrogado pelos procuradores.

A procuradoria também disse que o presidente da montadora Hyundai foi questionado no sábado se Park ou outra pessoa envolvida no caso fez pressão para que executivos doassem dinheiro para fundações envolvidas no escândalo.

A pivô do escândalo que ameaça o governo é Choi Soon-sil investigada por tráfico de influência e corrupção devido a suspeitas de que usou sua conexão de décadas com a presidente para extorquir os principais conglomerados econômicos do país.

Segundo investigações divulgadas pela imprensa local, Choi relia e corrigia os discursos da presidente e até mesmo a aconselhava nas nomeações de integrantes de alto escalão.

Choi é filha de uma misteriosa figura religiosa, Choi-Tae-min, chefe autoproclamado da Igreja da Vida Eterna. Ele havia se convertido em mentor de Park Geun-hye depois do assassinato de sua mãe, em 1974.

Além disso, ela teria tido acesso a documentos confidenciais, o que abala a imagem da presidente, em franca queda, apesar de ter se desculpado publicamente na semana passada.

A presidente Park só admitiu ter pedido conselhos a Choi a respeito de alguns discursos. Atualmente, apenas 9,2% dos sul-coreanos aprovam sua gestão. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Maior superlua em quase 70 anos ocorre nesta segunda-feira
Em três anos, valor de projetos da Petrobras fica R$ 109 bilhões menor e deve levar a empresa a fechar o terceiro ano seguido com prejuízo em 2016
https://www.osul.com.br/presidente-da-coreia-do-sul-sera-interrogada-por-procuradores/ Presidente da Coreia do Sul será interrogada por procuradores 2016-11-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar