Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Presidente da Venezuela anuncia reforma de gabinete e ameaça quem votou na oposição

Compartilhe esta notícia:

Nicolás Maduro declarou que “maus ganharam” nas eleições legislativas. (Foto: Fernando Llano/AP)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na noite de terça-feira que reformará seu gabinete em resposta à contundente vitória da oposição no pleito parlamentar do domingo e criticou eleitores pela falta de apoio. “Pedi ao conselho de ministros que ponham seus cargos à disposição para fazer um processo de reestruturação e renovação profunda de todo o governo nacional”, disse o presidente em seu programa semanal de rádio e TV, “Contato com Maduro”.

Foi uma das primeiras medidas anunciadas pelo presidente depois que o órgão eleitoral oficializou, horas antes, que a coalizão opositora MUD (Mesa da Unidade Democrática) obteve maioria qualificada de dois terços.

A coalizão MUD obteve 109 cadeiras, às quais se somam as três da cota de representantes indígenas – todos eles alinhados com a oposição. A aliança chavista Grande Polo Patriótico obteve 55 assentos, praticamente metade do número que possui na atual legislatura. A Assembleia Nacional venezuelana, Parlamento unicameral, tem ao todo 167 cadeiras. Maduro prometeu usar todo o peso dos poderes Executivo e Judiciário, sob seu controle, para resistir a planos opositores de aproveitar as amplas prerrogativas da maioria qualificada para alterar os rumos do governo.

Políticos presos

Maduro declarou que “os maus ganharam” nas eleições legislativas de domingo. O presidente também afirmou que não apoiará “nenhuma” lei de anistia proposta pelo novo Parlamento para libertar políticos presos. (Samy Adghirni/Folhapress e AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Pesquisa do Serasa aponta desemprego como principal razão da inadimplência
Um grupo de brasileiros aguarda um voo de Nova York para o Brasil por mais de 60 horas
https://www.osul.com.br/presidente-da-venezuela-anuncia-reforma-de-gabinete-e-ameaca-quem-votou-na-oposicao/ Presidente da Venezuela anuncia reforma de gabinete e ameaça quem votou na oposição 2015-12-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar