Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Presidente da Venezuela demite ministra da Saúde que publicou relatório sobre a deterioração da saúde no país

Compartilhe esta notícia:

Demissão de Antonieta vem após pasta publicar documento sobre deterioração da saúde na Venezuela. (Foto: Reprodução)

A ministra da Saúde da Venezuela, Antonieta Caporale, foi substituída por Luis López Chejade na quinta-feira (11), diante do forte aumento da mortalidade infantil e materna, e o retorno de doenças como a malária.

A decisão ocorreu um dia após a divulgação de um boletim epidemiológico do Ministério da Saúde que assinala que entre 2015 e 2016 o país registrou um aumento de 30,12% na mortalidade infantil e de 65% na mortalidade materna, confirmando a grave situação de saúde na Venezuela. Antonieta estava no cargo há apenas quatro meses.

O documento é um relatório semanal publicado pelo Estado desde 1938, mas permaneceu sob embargo desde 2014, de acordo com porta-vozes do governo, para evitar “interpretações políticas”. O boletim revela ainda um aumento de 76,4% nos casos de malária, doença que em certo período havia sido erradicada da Venezuela.

De acordo com o decreto de nomeação de López Chejade, a escolha “foi feita com o compromisso supremo e a vontade de alcançar uma maior eficácia política e qualidade revolucionária na construção do socialismo e da refundação da pátria”.
O novo ministro, um farmacêutico de 43 anos, foi vice-ministro de Hospitais e secretário de Saúde do Estado de Aragua durante o governo do atual vice-presidente, Tareck El Aissami.

A situação da saúde na Venezuela é um reflexo da grave crise econômica que atinge o país, onde o governo aplica um drástico corte nas suas compras externas, acentuando a escassez de alimentos, remédios e outros artigos básicos.

Segundo a Federação Médica Venezuelana, os hospitais estão funcionando com apenas 3% dos medicamentos e insumos requeridos.

O governo Maduro enfrenta ainda massivos protestos da oposição que já deixaram cerca de 40 mortos e centenas de feridos.

tags: Saúde

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

“Desemprego inevitavelmente começa a cair no 2º semestre”, diz o ministro da Fazenda
A Caixa Econômica Federal teve um lucro líquido de 3,464 bilhões de reais no segundo trimestre deste ano
https://www.osul.com.br/presidente-da-venezuela-demite-ministra-da-saude-que-publicou-relatorio-sobre-deterioracao-da-saude-no-pais/ Presidente da Venezuela demite ministra da Saúde que publicou relatório sobre a deterioração da saúde no país 2017-05-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar