Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Presidente da Venezuela prorroga estado de exceção pela quinta vez no país

Compartilhe esta notícia:

Presidente acusa empresários de promoverem "guerra econômica" no país (Foto: Reprodução)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ampliou por mais 60 dias, neste domingo (13), o estado de exceção e emergência econômica em vigor desde janeiro passado.

“Procedo constitucionalmente a prorrogar o estado de exceção e emergência econômica em todo o território nacional para continuar governando e enfrentando a guerra econômica, apoiando o povo”, disse Maduro, em seu programa semanal de televisão.

O chefe de Estado acusa o empresariado venezuelano de executar, junto com a oposição, “uma guerra econômica” para provocar escassez de alimentos, remédios e produtos básicos, gerando insatisfação popular.

O anúncio de Maduro foi feito um dia depois de delegados do governo e da oposição terem acordado, no âmbito de uma mesa de diálogo, “priorizar” medidas para melhorar o abastecimento. Trata-se da quinta prorrogação do estado de exceção, após as edições de março, maio, julho e setembro. Nenhuma das extensões foi validada pelo Parlamento, e sim pelo TSJ (Tribunal Supremo de Justiça).

Antecipação de eleição

Maduro, descartou neste domingo a possibilidade de negociar uma antecipação das eleições, ou a reativação de um referendo revogatório, no diálogo em curso com a oposição. “Saída eleitoral? Saída para onde? Que ninguém fique obcecado com processos eleitorais que não estão na Constituição”, advertiu Maduro.

Ele garantiu que a mesa de diálogo “vai bem”, após os primeiros acordos firmados por ambas as partes no sábado (12), mas acusou a oposição de desvirtuar seu conteúdo. Um dos negociadores da MUD (Mesa da Unidade Democrática), Carlos Ocariz, disse que a coalizão se manterá no diálogo “até obter o mais importante: eleições nacionais e referendo revogatório”. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Agência Nacional de Saúde Suplementar regulamenta contratação eletrônica de plano de saúde
Os pagamentos de servidores públicos de remuneração acima do teto constitucional, atualmente em 33 mil reais, poderão levar à pena de prisão
https://www.osul.com.br/presidente-da-venezuela-prorroga-estado-de-excecao-pela-quinta-vez-no-pais/ Presidente da Venezuela prorroga estado de exceção pela quinta vez no país 2016-11-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar