Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Presidente do BNDES diz que o banco pode devolver dinheiro ao Tesouro

Compartilhe esta notícia:

Coutinha disse que está nos acertos finais com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Foto: AG

O residente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, confirmou nessa quarta-feira que o órgão poderá devolver ao governo recursos que foram emprestados pelo Tesouro. O dirigente admitiu estar em acertos finais com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

O presidente comentou que a atitude do BNDES é de ajudar o esforço fiscal brasileiro. Coutinho enfatizou que o órgão não tem se furtado a colaborar. Ele admitiu que o banco não demandou recursos do Tesouro. Afirmou que o órgão adotou uma política operacional nova. “Política para debêntures. Agenda construtiva ajuda no esforço fiscal. Nossa esperança é que o processo de ajuste seja rápido para que possamos virar a página”, salientou. Os recursos da devolução seriam usados no PSI (Programa de Sustentação do Investimento) e para saldar dívidas do Executivo, que ficaram conhecidas como pedaladas.

Depois de incertezas, o governo informou que enviará ao Congresso projeto que alterará a meta fiscal deste ano do setor público, de superávit primário de 8,7 bilhões de reais, ou 0,15% do PIB (Produto Interno Bruto), para déficit de 48,9 bilhões de reais, ou 0,85% do PIB. O rombo, porém, poderá ser maior. O texto tem uma cláusula pela qual a equipe econômica abaterá do resultado uma frustração de receitas de 11,1 bilhões de reais com leilões de concessão de hidrelétricas que não renovaram contratos com o governo, o que elevaria o déficit para 60 bilhões de reais, ou 1,04% do PIB. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Planos de saúde terão que cobrir 21 novos procedimentos
30% dos cargos de confiança federais são ocupados por servidores não concursados
https://www.osul.com.br/presidente-do-bndes-diz-que-o-banco-pode-devolver-dinheiro-ao-tesouro/ Presidente do BNDES diz que o banco pode devolver dinheiro ao Tesouro 2015-10-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar