Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Presidente do Senado diz que foi contra recondução do procurador-geral da República ao cargo

Compartilhe esta notícia:

Calheiros, que é alvo de pelo menos nove inquéritos no Supremo Tribunal Federal por suspeita de envolvimento no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava-Jato, já havia chamado Janot de mau-caráter em outra conversa gravada por Machado (Foto: Moreira Mariz/AE)

Em conversa gravada pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), admitiu ter atuado contra a recondução de Rodrigo Janot, atual procurador-geral da República ao cargo, aprovada no ano passado pelo Senado.

Calheiros, que é alvo de pelo menos nove inquéritos no STF (Supremo Tribunal Federal) por suspeita de envolvimento no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava-Jato, já havia chamado Janot de mau-caráter em outra conversa gravada por Machado.

O cargo de procurador-geral tem mandato de dois anos. A indicação é prerrogativa do presidente da República, mas deve ser aprovada pelo Senado. Indicado pela presidenta afastada Dilma Rousseff, Janot foi reconduzido ao cargo em 2015 após conseguir 59 votos a favor contra 12 e uma abstenção no plenário do Senado. Na ocasião, Renan disse que a recondução demonstrava a “isenção” da Casa.

O áudio do diálogo de Calheiros com Machado foi revelado nesta sexta-feira (27) pelo Jornal Hoje, da TV Globo. Na conversa, o ex-presidente da Transpetro inicia o assunto ao afirmar que o Senado não deveria ter aprovado a recondução do procurador-geral da República. “Hoje, eu acho que vocês não poderiam ter reconduzido esse b…, não. Aquele cara ali…”, diz Machado no áudio.

Calheiros pergunta sobre a quem ele estava se referindo. “Ter reconduzido o Janot. Tinha que ter comprado uma briga ali”, responde o ex-presidente da Transpetro. Calheiros, então, afirma que tentou barrar a recondução. “Mas eu estava só”, conclui o presidente do Senado. (AE) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Coreia do Norte ameaça disparar contra navios do Sul em fronteira
Celulares de seis estados e do Distrito Federal ganham mais um dígito; aplicativo ajuda a mudar agenda
https://www.osul.com.br/presidente-do-senado-diz-que-foi-contra-reconduzir-procurador-geral-da-republica/ Presidente do Senado diz que foi contra recondução do procurador-geral da República ao cargo 2016-05-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar