Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Presidente do Tribunal Superior Eleitoral autoriza abertura de processos para investigar PMDB e PP

Compartilhe esta notícia:

Segundo Mendes (foto), o próprio ministro Teori Zavascki, que relatava o caso, dizia que não gostou de ter assumido a tarefa (Foto: Givaldo Barbosa/AG)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, autorizou a abertura de processos de investigação eleitoral contra o PP e o PMDB. Feitos terça-feira (9) pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, os pedidos foram autorizados na noite de ontem (10). A ministra pediu investigação também do PT.

Os pedidos têm como base informações obtidas em depoimentos de delação premiada dados por envolvidos na Operação Lava Jato. Os partidos são acusados de ter recebido propina disfarçada em doações eleitorais declaradas oficialmente. Caso as acusações sejam comprovadas, os três partidos podem até perder o registro na Justiça Eleitoral.

Também na terça-feira os processos relacionados ao PP e ao PMDB foram encaminhados a Mendes, que anteriormente havia pedido à ministra, que também é corregedora-geral eleitoral, a abertura de procedimento para investigar o PT.A ministra decidiu pela abertura da investigação contra o Partido dos Trabalhadores mas durante a sessão de julgamento, pediu ao plenário do Tribunal que os três processos fossem distribuídos livremente entre os ministros do TSE. Ela entendeu que a questão não deve ser analisada somente pelo corregedor. Durante o debate a respeito da questão de ordem apresentada, o ministro Henrique Neves pediu vista.

No despacho de Mendes que abre os processos contra o PP e o PMDB, o ministro lembra os pedidos de vista de Henrique Neves e de livre distribuição feito pela ministra e diz que os processos contra o PP e o PMDB devem ser distribuídos “na forma que vier a ser definida pelo plenário”. As investigações, então, só terão início depois que o plenário decidir sobre a questão de ordem apresentada. A previsão é que o julgamento seja retomado no próximo dia 23. (Michèlle Canes/Agência Brasil)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Conhecido como o “doleiro dos doleiros”, Dario Messer é citado em esquemas de lavagem de dinheiro há cerca de 30 anos
Um ministro do Supremo enviou à primeira instância processos relativos a sete políticos agora sem foro privilegiado
https://www.osul.com.br/presidente-do-tribunal-superior-eleitoral-autoriza-abertura-de-processos-para-investigar-pmdb-e-pp/ Presidente do Tribunal Superior Eleitoral autoriza abertura de processos para investigar PMDB e PP 2016-08-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar