Últimas Notícias > Capa – Você viu > Sine da capital abre inscrições para cursos gratuitos

Presidente Jair Bolsonaro se encontra com Donald Trump nesta terça-feira

Encontro entre os dois presidentes acontece nesta terça-feira (Foto: Reprodução/INTERNET)

No terceiro dia de sua visita oficial aos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro será recebido pelo líder norte-americano Donald Trump nesta terça-feira (19). O encontro acontecerá na Casa Branca.

O presidente brasileiro chegou aos Estados Unidos no último domingo (17) em Washington, e retorna para Brasília na noite de terça-feira (19), com previsão de chegada na quarta-feira (20) de manhã.

Na madrugada desta terça-feira (19) foi veiculada na TV norte-americana uma entrevista do presidente Bolsonaro à emissora de TV Fox News. A conversa foi gravada durante a tarde de segunda-feira (18) na Blair House, residência do complexo da Casa Branca onde o líder brasileiro está hospedado com assessores.

Entre os assuntos abordados ele falou sobre a Venezuela, o muro na fronteira dos EUA com o México e o estreitamento dos laços comerciais entre os dois países.

Jair Bolsonaro disse na entrevista que a Venezuela estará no centro das discussões com Donald Trump, na tarde desta terça-feira (19). “Hoje temos nova ideologia e queremos que a Venezuela volte à democracia”, declarou o presidente. Ele ainda afirmou que o Brasil é o país mais interessado em pôr fim ao governo de Nicolás Maduro.

Bolsonaro também falou sobre o muro na fronteira dos EUA com o México, proposto por Trump ainda durante a campanha eleitoral. O presidente brasileiro defendeu a ideia e criticou a oposição americana que é contra a obra.

Jair Bolsonaro também falou que vai conversar com Trump sobre estreitar os laços comerciais entre os dois países. Questionado sobre as comparações dele com o líder norte-americano, Bolsonaro falou: “Eu o admiro, sou muito objetivo e franco, e também quero fazer o Brasil grande. Amanhã vou abrir o meu coração e espero que aconteça o melhor para os nossos países”.

Bolsonaro viaja acompanhado por seis ministros: Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Paulo Guedes (Economia), Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Tereza Cristina (Agricultura), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) e Ricardo Salles (Meio Ambiente).

Parcerias

Na segunda-feira (18), na Câmara de Comércio dos Estados Unidos, Bolsonaro e Guedes defenderam maior aproximação comercial com os Estados Unidos (EUA) e convidaram os empresários daquele país a investir no Brasil.

Após a reunião bilateral, o presidente brasileiro seguirá para o Cemitério Nacional de Arlington, onde estão enterrados mais de 400 mil militares que participaram das guerras pelos EUA. No local, o presidente participará de uma cerimônia e depositará flores no túmulo do solado desconhecido.

Agenda

A agenda de Bolsonaro prossegue com um encontro com líderes religiosos, na Blair House. De manhã, haverá encontro com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, Luis Almagro.

O presidente terá ainda um jantar de trabalho. Às 21h45 (horário de Washington) ele e a comitiva retornarão ao Brasil. A chegada a Brasília está prevista para quarta-feira (20) de manhã.

Na quinta-feira (21) Bolsonaro irá para o Chile, onde participa da Cúpula do Prosur, grupo que se destina a implementar medidas de interesse comum dos países da América do Sul.

Deixe seu comentário: