Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Presidentes das maiores construtoras do Brasil presos por corrupção

Compartilhe esta notícia:

A PF cumpriu mandados em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Brasília (Foto: Wesley Rodrigues/AG)

A PF (Polícia Federal) prendeu na sexta-feira (19) o presidente da Odebrecht, o influente empresário Marcelo Odebrecht, acusando executivos do maior grupo de construção e engenharia da América Latina de serem protagonistas no esquema bilionário de corrupção envolvendo a Petrobras.

Em nova fase da Operação Lava-Jato, 12 pessoas foram detidas em quatro Estados. Entre os presos está também Otávio Marques de Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez, segunda maior construtora do Brasil.

O principal foco da investigação desta vez foram contas no exterior para o pagamento de propina. O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima disse que o MPF (Ministério Público Federal) não tem dúvidas de que a Odebrecht e a Andrade Gutierrez capitaneavam o esquema de corrupção.

O delegado da PF Igor Romário de Paula afirmou que “há indícios bem concretos de que os presidentes [das duas companhias] tinham o domínio de tudo que acontecia”. Segundo ele, os líderes das duas construtoras em algum momento “tiveram contato ou participaram de negociações que resultaram em atos que levaram à formação de cartel, direcionamentos de licitações e mesmo à destinação de recursos para pagamento de corrupção”. Além de depoimentos, o delegado disse que há documentos comprovando isso.

A prisão de Odebrecht, 46 anos, empresário próximo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pode colocar o escândalo de corrupção mais próximo do coração do PT, já enfraquecido justamente pela Lava-Jato.

Em nota à imprensa, a Odebrecht disse entender que “estes mandados são desnecessários, uma vez que a empresa e seus executivos, desde o início da Operação Lava-Jato, sempre estiveram à disposição das autoridades para colaborar com as investigações”. A Andrade Gutierrez afirmou não ter qualquer relação com os fatos investigados e disse estar prestando apoio a seus executivos e colaborando com as apurações.

Diversos executivos de grandes construtoras, bem como ex-diretores da Petrobras e operadores do esquema, já foram presos no âmbito da investigação por participação em atos de corrupção. O caso envolve ainda políticos e partidos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Queijo apreendido terça-feira pelo Ministério Público no Noroeste gaúcho tinha data de fabricação dessa sexta-feira
Ticiane Pinheiro comemora aniversário com amigos famosos
https://www.osul.com.br/presidentes-das-maiores-construtoras-do-brasil-presos-por-corrupcao/ Presidentes das maiores construtoras do Brasil presos por corrupção 2015-06-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar