Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Presos donos de construtora que aplicava golpes no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Os criminosos causaram prejuízos de mais de 300 mil reais. (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Agentes da Delegacia Especializada na Defesa do Consumidor do Departamento Estadual de Investigações Criminais, com o apoio do Procon Porto Alegre, deflagraram, na manhã desta sexta-feira (17), em Viamão, na Região Metropolitana, uma operação para prender uma quadrilha responsável pela prática de estelionatos contra vítimas residentes em diversas cidades gaúchas, entre elas Porto Alegre, Guaíba, Gravataí, Alvorada, Canoas, Osório e Imbé.

Três sócios-proprietários e gerentes da construtora Martins foram presos durante a ação. Também houve o bloqueio judicial de todos os ativos financeiros das contas bancárias de titularidade de quatro pessoas jurídicas ligadas ao esquema criminoso, visando ao futuro ressarcimento das vítimas.

De acordo com o Rafael Liedtke, os reiterados crimes de estelionato praticados pelos investigados já fizeram pelo menos 15 vítimas, com prejuízos financeiros que podem ultrapassar 300 mil reais. As investigações duraram cinco meses.

A fraude consistia em induzir as vítimas a erro mediante o artifício de lhes prometer a construção de casas próprias mais baratas do que os preços efetivamente praticados convencionalmente no mercado. Após o recebimento dos valores relativos à entrada prevista no contrato, a quadrilha não cumpria com a totalidade do objeto do acordo firmado para construção das residências.

Em alguns casos, apenas os alicerces eram construídos. Em outros, sequer essa parte inicial objeto do contrato era executada, segundo a Polícia Civil.  O Procon também promoveu a suspensão de todas as atividades da empresa investigada. Os presos serão indiciados pela prática de estelionato e organização criminosa.

Alimentos

Quatro estabelecimentos foram fiscalizados e dois interditados durante ação da força-tarefa do Programa Segurança Alimentar no município de Boqueirão do Leão. No total, foram recolhidas e inutilizadas mais de três toneladas de alimentos impróprios ao consumo. Foram vistoriados o Açougue Nagel, o Supermercado Diedrich, o Açougue Schunke e o Supermercado Campiol. Todos foram autuados.

O Açougue Schunke foi totalmente interditado e o proprietário, preso. O Supermercado Campiol também foi totalmente interditado e a proprietária acabou presa por crime contra as relações de consumo. No Campiol, havia fraldas infantis vencidas há oito anos e leite em pó fora da validade. Remédios vencidos eram comercializados no estabelecimento, entre eles antibióticos vendidos sem receita. Além disso, foram identificados graves problemas de higiene.

Drogas

Um homem foi preso por tráfico de drogas e agiotagem em Guaíba. A Polícia Civil cumpriu mandado de prisão preventiva e de apreensão na residência do investigado. Além dos cadernos e agendas, foram encontrados comprovantes de depósitos em contas bancárias diversas no Brasil e na Colômbia. Também foram apreendidos na casa uma balança de precisão, dinheiro, telefones celulares, tablet, cartões de visita que remetem ao crime de agiotagem, entre outros objetos.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Últimas semanas para participar do II Concurso de Arte Impressa Goethe-Institut
Dez motivos para participar da 16ª da Jornada Nacional de Literatura
https://www.osul.com.br/presos-donos-de-construtora-que-aplicava-golpes-no-rio-grande-do-sul/ Presos donos de construtora que aplicava golpes no Rio Grande do Sul 2018-08-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar