Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Presos na 41ª fase da Operação Lava-Jato fazem exame de corpo de delito no IML de Curitiba

Compartilhe esta notícia:

Procedimento foi realizado nesta segunda-feira; eles estão detidos na carceragem da Polícia Federal. (Foto: AG)

O ex-gerente da Petrobras e o ex-banqueiro presos na sexta-feira (26), quando a 41ª fase da Operação Lava-Jato foi deflagrada, fizeram exame de corpo de delito no Insituto Médico-Legal (IML) de Curitiba na manhã desta segunda-feira  (29), por volta das 9h30min.

Nesta tarde, conforme a PF (Polícia Federal), eles devem prestar depoimento à corporação.
José Augusto Ferreira dos Santos, que é o ex-banqueiro, não foi localizado na manhã de sexta-feira, mas ele se apresentou à Superintendência da PF, na capital paranaense, durante a tarde. O mandado de prisão expedido contra ele é temporário, ou seja, tem prazo de cinco dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período ou ser transformado em preventivo, que é por tempo indeterminado, caso a Justiça assim decidir.

Já o ex-gerente da Petrobras Pedro Augusto Cortes Xavier Bastos foi preso em casa, no Rio de Janeiro, na manhã de sexta. No mesmo dia, ele foi levado para Curitiba em um avião de carreira, escoltado pela PF. A prisão dele é preventiva. Os dois estão detidos na carceragem da PF. O exame de corpo de delito é um procedimento de praxe depois da prisão.

Esta última etapa da Lava-Jato foi batizada de “Poço Seco”. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o ex-gerente da Petrobras, o ex-banqueiro e outras cinco pessoas – relacionadas a um total de cinco contas mantidas na Suíça e nos Estados Unidos – são suspeitos de terem recebido pagamentos ilícitos, entre 2011 e 2014, que totalizaram mais de US$ 7 milhões. Todos eles são investigados.

Os fatos podem configurar os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, segundo os procuradores. Os pagamentos de propina, feitos para efetivar a venda, foram intermediados pelo lobista João Augusto Rezende Henriques, operador do PMDB no esquema da Petrobras. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A suspeita de presença de tubarões causa pânico e cancela um campeonato de surf no Paraná
Aplicativo de relacionamento para lésbicas popular na China é removido da internet
https://www.osul.com.br/presos-na-41a-fase-da-operacao-lava-jato-fazem-exame-de-corpo-de-delito-no-iml-de-curitiba/ Presos na 41ª fase da Operação Lava-Jato fazem exame de corpo de delito no IML de Curitiba 2017-05-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar