Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Pressionado, brasileiro deixa de pagar contas básicas

Compartilhe esta notícia:

As contas de luz e de telefone residencial ficaram mais baratas. (Foto: Reprodução)

O efeito dominó do aumento do desemprego e da inflação no Brasil apareceu no calote do pagamento de serviços básicos, como as contas de luz, água e de serviços de comunicação.

A costureira Angela Rosa Alcon Velasques, 56 anos, natural de La Paz, na Bolívia, e que há dez anos vive no Brasil, por exemplo, deixou de pagar a conta de luz porque perdeu o emprego. “Estou devendo seis meses de luz, mais de 1,6 mil reais”, contou Angela, que tem quatro filhos. “Devo também o telefone fixo, que foi cortado”, completou. Angela usava uma máquina de costura elétrica para trabalhar em casa e ficou inadimplente na conta de energia e no telefone porque perdeu o trabalho.

Já a auxiliar administrativa Adriana Carla Mendonça, 40 anos, casada e com cinco filhos, é outra consumidora que ficou inadimplente nos serviços básicos. No seu caso o motivo do calote não foi desemprego, mas o aperto no orçamento em razão do aumento da inflação. “Tenho três contas de luz atrasadas que somam um pouco mais de 1 mil reais”, disse. Com uma renda familiar de cerca de 4 mil reais, Adriana chegou a ter a luz cortada por falta de pagamento.

Tanto Angela quanto Adriana engrossam as estatísticas do calote das contas básicas que desde o ano passado não para de crescer. Em janeiro deste ano, o grande destaque dos índices de inadimplência apurados pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Brasil e pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) foram as contas de serviços básicos. “Não é só banco e loja que estão deixando de ter o seu dinheiro de volta”, disse a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O Instagram começa a dedurar quem faz print dos seus stories; aprenda como ver
Casais podem ter vantagem se fizerem duas declarações de Imposto de Renda
https://www.osul.com.br/pressionado-brasileiro-deixa-de-pagar-contas-basicas/ Pressionado, brasileiro deixa de pagar contas básicas 2016-02-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar