Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Prévia da confiança da indústria brasileira recua em abril

Compartilhe esta notícia:

Em dezembro, a confiança subiu em 11 dos 19 segmentos industriais pesquisados. (Foto: Agência Brasil)

A prévia da Sondagem da Indústria de abril sinaliza queda de 0,7 ponto do ICI (Índice de Confiança da Indústria) em relação ao número final de março, para 101 pontos. Sob a métrica de médias móveis trimestrais, o ICI manteria a tendência de alta – iniciada no segundo semestre do ano passado – ao avançar 0,5 ponto, para 101 pontos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (19) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

A queda da confiança decorreria da atenuação das expectativas do setor para os meses seguintes. Após duas altas consecutivas, o IE (Índice de Expectativas) cairia 1,6 ponto em abril, para 101,2 pontos. O ISA (Índice da Situação Atual) permaneceria relativamente estável ao subir 0,1 ponto, para 100,7 pontos. O resultado preliminar de abril indica estabilidade do NUCI (Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria) em 76,1%, o maior desde maio de 2015 (76,6%).

Monitor do PIB

O Monitor do PIB (Produto Interno Bruto), mais uma vez, aponta crescimento da economia: todos os indicadores (mensal, trimestral, acumulado de doze meses) são positivos, em fevereiro, quando a comparação é feita em relação ao ano passado.

Também na série ajustada sazonalmente, no trimestre móvel findo em fevereiro, a variação foi positiva em 0,6%, em comparação ao trimestre móvel findo em novembro de 2017. Entretanto, na comparação mensal, realizada na série com ajuste sazonal, o Monitor do PIB-FGV sinaliza que o PIB retraiu 0,3% em fevereiro, quando comparado ao mês de janeiro.

“A economia continua apresentando crescimento em fevereiro. Mais uma vez todos os indicadores apresentaram taxas superiores àquelas observadas em 2017. Mesmo na série dessazonalizada, a economia apresenta crescimento, quando a comparação é trimestral. Quando a comparação é feita na série mensal dessazonalizada, a economia apresenta retração de 0,3%, na comparação de fevereiro com janeiro, apesar disso, as taxas de crescimento de fevereiro são menores do que as divulgadas em janeiro, o que pode significar perda de fôlego da recuperação cíclica”, afirma Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.

Em termos monetários, o PIB em valores correntes alcançou a cifra de aproximadamente R$ 1,88 trilhão no acumulado do ano até fevereiro de 2018.

Metodologia

Com relação a esse valor nominal, chama-se a atenção que não existe ainda publicada a metodologia oficial do Monitor do PIB com relação a valores nominais. Contudo, buscou-se seguir, o mais próximo possível, a metodologia do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no cálculo das Contas Nacionais Trimestrais. Dessa forma, foi feita uma meticulosa análise da adequação dos índices de preços sugeridos pela metodologia do IBGE aos deflatores efetivos da série nominal de cada produto divulgados na Tabela de Recursos e Usos (anual com último dado de 2015).

Seguindo a orientação da metodologia do IBGE, foram coletadas informações de IPA, IPCA e outros, transformados em índices e aplicados nos dados de volume dos produtos calculados para o Monitor do PIB. Com as informações nominais assim obtidas, foram aplicados os pesos de cada produto dentro de cada atividade obtendo-se os índices nominais de cada atividade do Monitor do PIB. Após esse processo calcula-se o deflator implícito do PIB entre as séries nominais e reais.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Mega-Sena pode pagar R$ 8,5 milhões nesta sexta-feira
Waldir Maranhão anula ato de deputados e mantém eleição na quinta
https://www.osul.com.br/previa-da-confianca-da-industria-brasileira-recua-em-abril/ Prévia da confiança da indústria brasileira recua em abril 2018-04-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar