Últimas Notícias > CAD1 > O presidente do Grêmio vai sugerir aos clubes que tiveram atletas convocados para a Seleção Brasileira o adiamento de rodadas do Brasileirão

Primeira conclusão

(Foto: Ichiro Guerra/PR)

Há demanda dos eleitores por candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais que inovem para enfrentar as crises e encontrar saídas. Por enquanto, as ofertas são insuficientes.

A 7 de outubro, surgirá nova chance para conferir se a cultura do faz de conta será mantida ou abandonada.

Vem de longe

A promoção do auto-elogio não é exclusividade dos atuais governos. Elaboram campanhas para vender a imagem cuidadosamente maquiada para torná-los atraentes aos olhos da população. Espécie de oásis de prosperidade. Até o presidente José Sarney, com a inflação anual de 2.390 por cento, fez isso.

Inadmissível

O calote aplicado com a Lei Kandir equivale à mentalidade colonial e relembra a peça O Soberano e os Bobos da Corte. Brasília encara os estados de cima para baixo, como se fosse melhor e superior aos provincianos. Esquece, porém, que os estados abastecem os cofres da gastança do poder central com pesados impostos.

Indesmentível

A democracia é o melhor antídoto contra o veneno da corrupção.

Núcleo da resistência

O projeto de aumento do IPTU em Porto Alegre terá quatro audiências públicas, a partir da próxima segunda-feira, sempre às 19h.

O secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, foi ontem à Câmara Municipal conversar e encontrou clima pesado. Os vereadores sabem que, em ano eleitoral, o avanço no bolso dos contribuintes tem preço alto.

Cofres públicos têm sede

Muitos leitores perguntam o motivo da diferença entre o preço da gasolina no Brasil, que é alto, e dos demais países produtores, sempre baixos. A resposta começa pelo fato de que o peso dos impostos sobre combustíveis em nosso país vai a 60 por cento.

Segue a má distribuição

O Rio de Janeiro é o Estado que continua recebendo a maior fatia dos royalties. São valores em dinheiro pagos pelas petroleiras à União, aos governos estaduais e municipais para ter direito a explorar na costa marítima.

O total atingiu 28 bilhões de reais no ano passado. Maricá foi o município que mais ganhou: 748 milhões de reais. Niterói ficou com 616 milhões e Campos dos Goytacazes, 466 milhões.

Sem aplicação correta

A dinheirama nos cofres dos três municípios do Rio de Janeiro não ajudou a população. Apenas inchou a máquina pública. Quanto à tentativa de criar um novo e mais justo critério de distribuição dos royalties para os demais estados, o Congresso Nacional recuou diante da pressão de parlamentares do Rio.

Desafio assustador

Hoje, 4 bilhões e 200 milhões pessoas vivem em cidades de todo o mundo. Até 2050, serão mais 2 bilhões e 500 milhões. Dados do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas.

Fracassam as políticas de governos para reter populações nas áreas rurais.

Dará em nada

Comissão da Câmara dos Deputados aprovou ontem lei que limita o trânsito de motos nos corredores entre faixas de carros. Será como chover no molhado. Serpentear entre veículos é um dos esportes preferidos dos motoqueiros malucos e apressados.

Habilitado

Se algum problema jurídico ocorrer com a família real inglesa, terá uma longa lista de profissionais a quem recorrer. Entre eles, Cristiano Zanin, advogado de Lula com requisitos que os britânicos admiram: gel no cabelo, muita fleuma, espécie da frieza diante das adversidades e leve ironia nos lábios. Mais: fala a língua de Shakespeare corretamente.

A busca

Onde andam os defensores brasileiros da Venezuela de Chávez e Maduro?

Deixe seu comentário: