Terça-feira, 19 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Primeira deputada transexual venezuelana quer construir “nas diferenças”

Compartilhe esta notícia:

Advogada e professora, Tamara Adrián será suplente de deputado reeleito. (Foto: Reprodução/Facebook)

A Venezuela contará pela primeira vez com uma deputada transexual, a opositora, advogada e professora Tamara Adrián, que propõe construir a democracia “nas diferenças”, acabar com “a hegemonia” e “reativar o aparelho produtivo” sem excluir a comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) . Desde seus “3 ou 4 anos”, Tamara, à época chamada Tomás, “tinha certeza que sua identidade de gênero não correspondia com seu corpo”, no entanto, tinha mais de 30 anos quando expressou isso.

“Sendo um homem bem-sucedido em exercício do direito, me enfrentei com armas diferentes da exclusão à população LGBT”, afirmou à agência de notícias Efe. Com pai, avô e bisavô como “lutadores sociais”, a vocação de ativista foi herança familiar. Por isso, aos 8 anos, já tinha certeza que seria advogada, profissão que tenta desempenhar “sendo o mais eficiente possível”.

Tamara preside o Dia Mundial contra a Homofobia e a Transfobia e coopera em outras organizações em apoio aos grupos minoritários. Após as eleições, o cargo que Tamara começará a exercer em 5 de janeiro de 2016 será de suplente do deputado reeleito no Distrito Capital, Tomás Guanipa, o que a permitirá discursar em comissões e “casos específicos” nos quais for considerada mais capacitada.

Minorias

A deputada promove espaços para as minorias não apenas no que se refere à sexualidade. “Chegou a hora de aceitar o diferente porque a democracia se constrói na diferença e não pode ser construída na hegemonia”, onde “uma só voz é escutada e levada em conta”. (Efe)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Brasileira que havia sumido na Espanha teve celular e dinheiro roubados
Maioria dos americanos rejeita proposta de Trump
https://www.osul.com.br/primeira-deputada-transexual-venezuelana-quer-construir-nas-diferencas/ Primeira deputada transexual venezuelana quer construir “nas diferenças” 2015-12-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar