Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Primeiro-ministro islandês renuncia após escândalo “Panama Papers”

Compartilhe esta notícia:

O primeiro-ministro possuía 50% da empresa offshore até o fim de 2009. (Foto: Reprodução)

O primeiro-ministro islandês, Sigmundur David Gunnlaugsson, renunciou ao cargo nesta terça-feira (5) após ter seu nome citado no escândalo “Panama Papers”.

A decisão foi adotada em uma reunião de seu partido. A renúncia aconteceu horas depois de ele ter pedido a dissolução do Parlamento ao presidente do país, Olafur Ragnar Grimsson.

Na segunda-feira, milhares de pessoas protestaram em frente ao parlamento de Reykjavik para exigir a renúncia do primeiro-ministro após as revelações de que Gunnlaugsson manteve com sua esposa uma empresa em um paraíso fiscal.

De acordo com os documentos publicados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, o primeiro-ministro possuía 50% da empresa offshore até o fim de 2009. Mas, quando foi eleito deputado pela primeira vez, em abril de 2009, ele omitiu a participação em sua declaração de patrimônio.

Ter offshore não é ilegal desde que ela seja declarada às autoridades competentes.

A oposição de esquerda exigia a renúncia do primeiro-ministro depois que a investigação revelou a existência de uma offshore criada por sua esposa nas Ilhas Virgens britânicas em 2007 para administrar sua fortuna. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Uma ex-funcionária disse à polícia que a BRF adulterava a ração de frangos
Marchas feministas pretendem parar as cidades italianas nesta quinta
https://www.osul.com.br/primeiro-ministro-islandes-renuncia-apos-escandalo-panama-papers/ Primeiro-ministro islandês renuncia após escândalo “Panama Papers” 2016-04-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar