Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 38 milhões

Primeiro-ministro milionário da Finlândia oferece sua casa de campo para refugiados

Residência é localizada a mais de 500 quilômetros ao norte da capital finlandesa, Helsinki. (Foto: Timo Heikkala/Lehtikuva/Reuters)

O primeiro-ministro finlandês Juha Sipilä anunciou nesse sábado na televisão que dará abrigo aos refugiados em sua casa de campo. O premiê raramente vai ao local devido a suas funções na capital Helsinki.

Localizada em Kempele, a mais de 500 quilômetros ao norte da cidade,“minha casa me serve muito pouco hoje em dia”, disse ele, um centrista que já convidou repetidamente seus concidadãos a mostrar solidariedade com os imigrantes que chegam ao país. Em um momento em que líderes europeus têm divergido em relação a políticas para enfrentar a crise migratória, o Sipilä disse esperar que sua atitude individual se amplie e seja transformada em uma espécie de movimento popular, fazendo com que “muitos assumam suas responsabilidades nesta crise dos refugiados”.

País multicultural
“Eu quero trazer a minha contribuição para mostrar que a Finlândia é um país multicultural”, declarou. Atualmente, a capacidade de acolhimento dos requerentes de asilo está saturada, já que o país recebeu um afluxo inesperado de migrantes.

Na sexta-feira, o governo elevou para entre 25 e 30 mil sua estimativa do número de pedidos de asilo em 2015, ou seja, sete a oito vezes mais do que em 2014. Sipilä governa à frente de uma coalizão incluindo os Verdadeiros Finlandeses, um partido eurocético e anti-imigração que quer manter o nível atual de beneficiários de asilo, ou seja, entre 750 e 1.050 a cada ano.

(AFP)

Deixe seu comentário: