Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Procuradores da República vão às urnas na quarta-feira para escolher o nome do novo procurador-geral

Compartilhe esta notícia:

Janot é favorito à reeleição, mas poderá ser vetado pelo Senado, onde tem inimigos. (Foto: Sérgio Lima/Folha Imagem)

Na quarta-feira, todos os procuradores da República votarão para escolher o novo procurador-geral, em uma disputa acirrada que poderá definir o capítulo mais importante da Operação Lava-Jato até o momento: caberá ao chefe do MPF (Ministério Público Federal) pedir ou não abertura de processo contra parlamentares envolvidos no escândalo de corrupção na Petrobras.

Os subprocuradores Carlos Frederico, Raquel Dodge e Mario Bonsaglia – que concorrerão contra o titular do cargo, Rodrigo Janot – adotaram uma estratégia singular. Almejam o segundo lugar na preferência dos colegas de Judiciário. Isso porque, mesmo no caso de Janot ser o mais votado, sua recondução poderá ser barrada no Senado, onde enfrenta resistências. O mandato do atual procurador-geral acabará no dia 17 de setembro.

Os mais votados entre os quatro integrarão uma lista tríplice a ser enviada à presidenta Dilma Rousseff. Caberá a governante indicar o nome a ser sabatinado e analisado no Senado, onde estão alguns dos políticos investigados por suposto envolvimento no esquema de propinas ocorrido na Petrobras.

ALVO
Desde que pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) a abertura de inquéritos contra deputados e senadores acusados de corrupção na Petrobras, Janot se tornou o alvo preferido dos investigados. Nos corredores do Congresso, circulam informações de que políticos atuam para impedir a recondução do procurador-geral ao cargo. Entre eles, o senador Fernando Collor (PTB-AL), um dos investigados pela Lava-Jato.

O Senado nunca barrou a indicação de um procurador-geral nem mesmo a de Antônio Fernando de Souza, autor da denúncia do mensalão. No governo, é dado como certo que Dilma indicará o primeiro colocado da lista, como vem ocorrendo desde o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Proposta de que consumidor ficha limpa teria taxas mais atrativas fica só na promessa
Pré-candidatos têm uma missão se quiserem que qualquer um deles chegue à Casa Branca: conter Donald Trump
https://www.osul.com.br/procuradores-da-republica-vao-as-urnas-na-quarta-feira-para-escolher-o-nome-do-novo-procurador-geral/ Procuradores da República vão às urnas na quarta-feira para escolher o nome do novo procurador-geral 2015-08-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar