Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Procuradoria denuncia por corrupção até o ex-secretário da Receita Federal

Compartilhe esta notícia:

Empresas pagaram propina ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. (Foto: André Dusek/AE)

O MPF-DF (Ministério Público Federal do Distrito Federal) denunciou 23 pessoas por corrupção ativa e passiva no âmbito da Operação Zelotes, entre elas o ex-secretário da Receita Federal Otacílio Cartaxo. Em três ações judiciais, a Procuradoria da República diz que o banco Santander e duas empresas de exportação, juntas, teriam pago 4,5 milhões de reais em propina para obter decisões favoráveis no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), órgão administrativo responsável por julgar litígios sobre pagamento de impostos.

De acordo com o MPF-DF, as “negociações criminosas” teriam sido conduzidas por intermediários, consultores e ex-conselheiros do Carf, na tentativa de corromper conselheiros do órgão e servidores da Receita Federal. Dos 23 denunciados, quatro já respondem a outra ação por crime cometido no órgão.

Ex-secretário da Receita Federal entre 2009 e 2010, Cartaxo teria favorecido uma das empresas em um processo na época em que era conselheiro. A companhia teria pago 4,3 milhões de reais a um grupo de intermediários para influenciar no resultado do julgamento. A propina teria sido paga em quatro momentos diferentes do julgamento do caso, entre 2002 e 2012. Ao longo do processo, a empresa conseguiu modificar o voto de conselheiros a seu favor. (Anne Warth/AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Dilma diz que Michel Temer jamais seria eleito com defesa de cortes
Aliados de Eduardo Cunha querem trancar sua cassação
https://www.osul.com.br/procuradoria-denuncia-ex-secretario-da-receita-federal-por-corrupcao/ Procuradoria denuncia por corrupção até o ex-secretário da Receita Federal 2016-05-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar