Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Procuram bons candidatos

Compartilhe esta notícia:

Protestos são constantes

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Dirigentes de partidos andam desolados com a desistência de bons candidatos que poderiam concorrer em outubro. O principal motivo: a situação de penúria das contas municipais. As demandas crescem de forma assustadora e falta dinheiro em caixa.

Outro aspecto: a eleição de outubro deste ano será a primeira em que os partidos não contarão com doações de empresas para fazer campanha eleitoral. Desde setembro do ano passado, e em boa hora, foram consideradas inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal. Consequência das descobertas escabrosas da Operação Lava Jato.

AOS POUCOS

Se o presidente Michel Temer contasse agora em detalhes o que fará para estancar o déficit do orçamento, as corporações viriam às ruas para ficar. Os anúncios serão feitos em conta-gotas.

METRALHADORA GIRATÓRIA

Delfim Netto foi recebido com tapete vermelho no Palácio do Planalto durante as gestões do PT. Subitamente, passou de conselheiro a crítico: “De 2012 a 2016, a presidente Dilma fez as mais arbitrárias intervenções na Economia. Tão corajosas quanto desastrosas.”

EXCESSO DE CONFIANÇA

Politetrafluoroetileno é o nome científico da marca de fantasia Teflon, que os fabricantes usam nas panelas para não grudar nada.

Certos políticos achavam que tinham também esse revestimento. Até que a Polícia Federal entrou em ação.

SINAL DE ALARME

Quem deu importância quando o noticiário informava que o orçamento do Rio Grande do Sul, ao longo de anos, tinha déficit? Um dia ia estourar. A conta pesada apareceu.

CONTENÇÃO FORTE

A Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2017, que a Assembleia Legislativa votará na segunda semana de junho, elimina reajustes salariais não só de servidores do Executivo.

SEM SAÍDA

Os professores em greve vão se reunir segunda-feira pela manhã diante do Palácio Piratini. A pressão até agora não deu resultado. O que o governo mostra é que o cofre está vazio. Além disso, o diálogo não vai.

MUITO DEVAGAR

É preciso suplantar a burocracia: o Cadastro Nacional revela que há, no Rio Grande do Sul, 1 mil e 500 crianças em creches, aguardando adoção e mais de 6 mil famílias dispostas a abrigá-las.

BILHÕES PARA SOCORRER

A 26 de maio de 1996, foi divulgado balanço: a ajuda do governo federal ao sistema financeiro já tinha custado 21 bilhões e 100 milhões de reais aos cofres públicos. Nesse total estavam contabilizadas dívidas de instituições falidas e empréstimos especiais do Banco Central para garantir dinheiro de depósitos.

Os valores nunca mais voltaram à origem.

RÁPIDAS

* A primeira viagem de Temer, no começo de julho, será à Argentina. O governador José Sartori receberá convite.

* Os debates no plenário da Assembleia Legislativa assemelham-se cada vez mais a um Gre-Nal.

* A frase ouvida com frequência nos comitês de campanha que começam a se organizar: “Pessoal, tenho um plano.” Na hora de executar não sobra um.

* O PSDB gaúcho segue à procura de um especialista na arte de evitar discórdias.

* Cúmulo é o político que fica por longo tempo em cima do muro e, na última hora, pula para o lado errado.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Temer e ministros rifaram Jucá no domingo
Reunião do PDT para expulsar apoiadores do impeachment pode ser adiada
https://www.osul.com.br/procuram-bons-candidatos/ Procuram bons candidatos 2016-05-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar