Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A produção da indústria brasileira teve o melhor dezembro desde 2011

Compartilhe esta notícia:

As maiores quedas foram registradas no Amazonas (-5,3%), no Pará (-1,1%), no Espírito Santo (-0,9%) e em São Paulo (-0,9%). (Foto: EBC)

A evolução da produção industrial teve o melhor mês de dezembro desde 2011, segundo a pesquisa mensal Sondagem Industrial, da CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgada nesta quarta-feira. O índice que mede o crescimento da produção em relação ao mês anterior ficou em 42,4 pontos em dezembro.

Embora o número de novembro tenha sido maior, 50,5 pontos, é a melhor pontuação para o último mês do ano desde os 42,6 marcados em 2011, segundo o relatório da pesquisa divulgado pela CNI. O indicador vai de zero a 100 e valores acima de 50 indicam crescimento da produção frente ao mês anterior.

“Dezembro costuma ser um mês de ajustes para a indústria, com queda da atividade por conta do fim das encomendas para o período de festas. Em 2017, não foi diferente”, destaca o estudo, ressaltando, no entanto, que a desaceleração do ano passado foi mais branda do que a de outros anos no período, “o que sugere a manutenção do processo de recuperação da indústria no encerramento do ano”.

Já o indicador da evolução do número de empregados na indústria foi de 47,6 pontos no último mês, ante 49 pontos em novembro. Dessa forma, o emprego no setor caiu mais em dezembro do que no mês anterior, pois ambos estão abaixo dos 50 pontos.

O percentual médio de UCI (Utilização da Capacidade Instalada) caiu para 64% no mês passado ante resultado de 68% em novembro.

O indicador relativo à utilização de capacidade efetivo-usual, que considera o UCI comum para o mês, fechou dezembro em 41,4 pontos, frente a 43,6 pontos em novembro. Ou seja, a diferença entre a utilização da UCO em relação ao usual foi maior em dezembro do que em novembro, mas continua distante da linha divisória dos 50 pontos.

O índice de evolução de mercadorias estocadas foi de 46,4 pontos no último mês. Em novembro, esse indicador foi de 48,9 pontos. Esse resultado fez com que o indicador de estoques planejados passasse para 49,5 pontos, ante 49,8 pontos em novembro. Resultados abaixo da linha dos 50 pontos indicam estoques menores do que os planejados.

A pesquisa da CNI foi feita com 2.244 empresas de todo o País entre os dias 3 e 16 de dezembro.

Estados Unidos

O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos Estados Unidos caiu para 53,8 na leitura preliminar referente a janeiro, ante 54,1 em dezembro, de acordo com dados com ajuste sazonal divulgados nesta quarta-feira pela IHS Markit. Foi o menor ritmo de expansão da atividade empresarial nos EUA desde maio de 2017, segundo comunicado da IHS Markit.

Ainda assim, o PMI composto permanece em expansão, acima do limiar de 50,0, há 23 meses. A pesquisa de janeiro apontou avanço robusto nas novas encomendas em todo o setor privado, com aumento da confiança tanto entre os consumidores como entre as empresas. Houve também intensificação dos custos das empresas, ao ritmo mais forte desde setembro, com o avanço dos preços da energia.

O PMI da indústria subiu a 55,5 na prévia de janeiro, ante 55,1 em dezembro, o mais acentuado avanço desde março de 2015, enquanto o PMI de serviços caiu levemente a 53,3 na prévia de janeiro, ante 53,7 em dezembro.

“Janeiro foi um início encorajador para a economia dos EUA em 2018, com manutenção da expansão nos setores manufatureiro e de serviços resultando em ganhos de postos de trabalho, com a expansão de capacidade das empresas”, diz em comunicado Chris Williamson, economista-chefe da IHS Markit, chamando atenção em particular para a indústria, beneficiada pela depreciação do dólar.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Golpe no WhatsApp promete vagas de emprego na Cacau Show
Marido morre ao tentar salvar a mulher que foi derrubada por uma onda enquanto tentava tirar uma foto
https://www.osul.com.br/producao-da-industria-brasileira-tem-melhor-dezembro-desde-2011/ A produção da indústria brasileira teve o melhor dezembro desde 2011 2018-01-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar