Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Produção de grãos no País deve chegar a 210 milhões de toneladas este ano, um número recorde

Compartilhe esta notícia:

Preços de nutrientes usados agricultura estão nos níveis mais elevados desde 2008, o que aumenta os custos dos produtores rurais. (Foto: USP/Imagens)

O milho de segunda safra foi mais uma vez o protagonista do aumento na estimativa de produção de grãos no País no mês de setembro. O Levantamento Sistemático de Produção Agrícola de setembro apontou uma safra de 210,4 milhões de toneladas em 2015, quantidade recorde em todas as edições da pesquisa, que é realizada desde 1975 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No total, a produção será 8,8% maior do que no ano passado, com o Centro-Oeste na liderança. Porém, a perspectiva de que o Nordeste ultrapassaria o Sudeste, assumindo a terceira posição entre as regiões, acabou não se concretizando. “As chuvas que se esperavam no Nordeste não ocorreram, e a região continua com estiagem. Eles plantaram, mas não conseguiram colher”, explicou Mauro Andreazzi, gerente responsável pelo levantamento do IBGE.

Em setembro, a projeção para o milho de segunda safra chegou a 55,364 milhões de toneladas, 1,4% a mais do que o registrado em agosto e 13,9% maior do que no ano passado. A estimativa recebeu um reforço de 738,7 mil toneladas na passagem do mês, metade do incremento vindo do Mato Grosso, o maior produtor.

“Três dos quatro principais produtores tiveram ganhos na produção. No Mato Grosso e em Goiás, houve ganho de rendimento”, declarou Andreazzi. O clima favorável na região, de acordo com o gerente, é o responsável pelas melhoras contínuas. Com a proximidade do fim da colheita, agora a safra de milho já deve estar perto de um número definitivo.

Chuvas e geadas

Por outro lado, a estimativa para a produção de trigo caiu 6,2% entre agosto e setembro. O excesso de chuvas e as geadas em alguns municípios do Rio Grande do Sul e do Paraná provocaram a revisão. “Os técnicos já anteciparam alguns problemas decorrentes do clima desfavorável que acometeu as lavouras nesses dois Estados”, disse Andreazzi.

Mesmo assim, a produção de trigo deve ser de 6,771 milhões de toneladas em 2015, também recorde. Além do trigo, outras culturas de inverno têm sido afetadas pelo clima desfavorável, como a aveia e o triticale, um híbrido de trigo e centeio. (Idiana Tomazelli/AE)

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ministério Público Federal pede 30 anos de prisão para o ex-deputado Luiz Argôlo
Dilma determina a ministros responsáveis pela articulação política que entreguem postos de 2º e 3º escalões para garantir a governabilidade
https://www.osul.com.br/producao-de-graos-no-pais-deve-chegar-a-2104-milhoes-de-toneladas-em-2015-um-numero-recorde/ Produção de grãos no País deve chegar a 210 milhões de toneladas este ano, um número recorde 2015-10-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar