Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Professora se disfarça de faxineira para dar lição aos alunos na sala de aula

Compartilhe esta notícia:

Edenise Guedes pegou os alunos de surpresa. (Crédito: Reprodução)

Os alunos de agronomia estavam esperando para assistirem a primeira aula, mas a professora parecia atrasada. Já se passavam 20 minutos do horário da aula e nada de a docente aparecer.

Alguns alunos ficaram bravos com o atraso: “Que demora é essa? Que professora irresponsável que não chega. Ela atrasa, mas a gente não pode chegar mais tarde”, disseram os alunos, segundo Edenise Guedes, 43, a professora que fez essa provocação com os alunos do Instituto Federal Sertão Pernambucano, na zona rural de Petrolina (PE).

Edenise puxou papo com os alunos. “Primeiramente, perguntei qual aula era aquela. Me responderam que era filosofia. Foi então que perguntei: o que é filosofia?”, diz. “Um dos alunos, que estava irritado, chegou a dizer que era uma coisa que inventaram para reprovar estudantes.” “Só fui desmascarada quando a assessora de imprensa do instituto entrou na sala para tirar fotos a pedido da coordenação 20 minutos depois do começo da aula”, conta a professora.

A ideia de Edenise era provocar os estudantes: “Aqui na instituição, a equipe de limpeza é maravilhosa, mas os alunos passam, esbarram e nem veem. Chamei a atenção para isso”, ressalta. Mesmo após revelar sua verdadeira profissão e de começar a falar sobre filosofia, alguns alunos ainda duvidaram. No fim da aula, uma das estudantes chegou perto da professora e disse que era “estranho vê-la vestida daquele jeito”.

“Naquela aula, expliquei a dificuldade que eles tiveram de me identificar dentro da sala. Na filosofia, o importante é ler o mundo em sua volta e perguntar como você quer ser percebido. Como docentes, a gente tem a necessidade de fazer o outro pensar. O desafio é esse. Aristóteles dizia que a verdade é o mundo que está a sua volta”, disse a professora.

Segundo Edenise, além da discussão, sua dinâmica teve o objetivo de fazer os alunos se interessarem mais pela filosofia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O presidenciável Jair Bolsonaro quer combater a desigualdade de renda com escolas militarizadas
Pai tatua cicatriz em apoio ao filho, que enfrenta tumor no cérebro
https://www.osul.com.br/professora-se-disfarca-de-faxineira-para-dar-licao-aos-alunos-na-sala-de-aula/ Professora se disfarça de faxineira para dar lição aos alunos na sala de aula 2016-06-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar