Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Professores desocupam sede da Coordenadoria de Educação em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Professores ocuparam a sede da coordenadoria na manhã desta terça-feira. (foto: Facebook Cpers/reprodução)

Professores e funcionários de escolas estaduais gaúchas desocuparam no início da noite desta terça-feira (7) a sede da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em Porto Alegre. A ocupação, que começou às 8h30 da manhã, foi feita por um grupo de cerca de 20 professores ligados ao Cpers/Sindicato, que reivindicavam uma reunião com a presença dos secretários da Educação, da Fazenda e da Casa Civil.

Os professores foram recebidos, ainda no início da manhã, pelo secretário interino da Educação, Luís Alcoba de Freitas.

No final da tarde, a reunião foi confirmada para as 14h da próxima segunda-feira (13), no auditório da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, na Av. Borges de Medeiros, nº 1501.

“Avaliamos que os problemas da nossa categoria e da educação pública estão para além da Secretaria da Educação. Por isso, estamos reivindicando uma audiência conjunta também com a Casa Civil e com a Secretaria de Fazenda”, explicou Terezinha da Silva, diretora do 38º núcleo do Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS/Sindicato), uma das professoras que ocupam a coordenadoria. Segundo ela, outras coordenadorias regionais de educação foram ocupadas no interior do estado. Terezinha disse que os professores e funcionários só deixarão os locais quando a audiência estiver oficialmente agendada.

Negociações

No dia 31 de maio, o então secretário Vieira da Cunha, em um encontro na Secretaria da Educação, entregou ao comando de greve as respostas do governo do Estado às reivindicações do magistério. Essa foi a terceira reunião desde o início da paralisação dos professores, no dia 16 de maio. O encontro ocorreu no auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF).

A greve dos professores gaúchos começou no dia 13 de maio. Os professores pedem um reajuste salarial de 13,01% referente a 2015, e de 11,36% para 2016. Segundo o sindicato, o piso da categoria no estado está defasado em 69,44% em relação ao piso nacional do magistério.

 

tags: educação

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Cientistas entenderam que detectar níveis de dopamina pode ser a nova forma de diagnosticar o Alzheimer
Saiba por que interessa à China evitar uma guerra comercial com os Estados Unidos
https://www.osul.com.br/professores-desocupam-sede-da-coordenadoria-de-educacao-em-porto-alegre/ Professores desocupam sede da Coordenadoria de Educação em Porto Alegre 2016-06-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar