Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia O governo federal vai liberar 240 milhões de reais para a conclusão das obras da segunda ponte sobre o Rio Guaíba

Compartilhe esta notícia:

Visita técnica contou com a presença de ministros. (Foto: Beth Santos/Secretaria-Geral da Presidência)

Por meio do programa “Agora, é Avançar”, o governo federal vai liberar 240 milhões de reais do Orçamento Geral da União para a conclusão das obras da segunda ponte do Rio Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (24) pelos ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco; dos Transportes, Maurício Quintella; do Trabalho, Ronaldo Nogueira; e da Casa Civil, Eliseu Padilha. A estimativa é de que o valor seja suficiente para finalizar 85% da construção.

A ponte começou a ser construída em 2014, mas foi paralisada entre 2015 e 2016. As obras foram retomadas após o presidente da República, Michel Temer, autorizar o aporte de 100 milhões de reais para o empreendimento.

Atualmente, a execução da obra está em 55%, segundo o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), responsável pelo projeto. O empreendimento, orçado em 757,5 milhões de reais, será responsável pela ligação da capital gaúcha com o interior do Oeste e Sul do Estado, passando pela Ilha do Pavão até a Ilha Grande dos Marinheiros. De acordo com o Dnit, desde o início das obras já foram investidos cerca de 412,5 de reais milhões no projeto.

Com 2,9 quilômetros de extensão, a nova ponte vai beneficiar cerca de 40 mil motoristas que atravessam diariamente o Rio Guaíba. Serão duas faixas de rolamento, com acostamento e refúgio central, 9,4 quilômetros de acessos, viadutos e elevados, totalizando 12,3 quilômetros de obras.

A previsão é de que a ponte seja entregue até o fim de 2018. “Essa é a obra com o maior recurso do Programa Avançar e uma das mais importantes para a população do Rio Grande do Sul, principalmente para gerar o desenvolvimento da Região Metropolitana, por isso estamos priorizando os investimentos para entregar a obra à população até 2018”, disse Quintella.

Pelo Twitter, o ministro Moreira Franco lembrou que a situação atual do tráfego na região traz prejuízos também à economia. “O problema da ponte também traz prejuízo à economia, já que ela faz parte da rota aos portos de #Uruguaiana e #RioGrande. É por onde passam cerca de 40% do PIB do Estado, de acordo com a estimativa do setor produtivo”, escreveu o ministro.

O projeto prevê também o assentamento de mais de mil famílias e 35 estabelecimentos comerciais localizados na Ilha Grande dos Marinheiros. A construção das habitações populares será com recursos do programa Minha Casa Minha Vida.

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, afirmou que a obra “vai causar impactos positivos na infraestrutura do Rio Grande do Sul. Vai ampliar a interligação da Região Metropolitana de Porto Alegre com o Sul do estado e desafogar o tráfego. De nossa parte, seguimos à disposição para auxiliar no que nos cabe. Em agosto, transferimos áreas da extinta Cohab [Companhia de Habitação do Estado] ao Dnit para a construção das alças de acesso à ponte”, disse.

Programa

O objetivo do programa “Agora, é Avançar”, segundo o governo federal, é retomar o crescimento. Até o final de 2018, a intenção é de concluir cerca de 7 mil empreendimentos, gerando mais eficiência produtiva, trabalho e renda.

São obras de infraestrutura logística, energética, defesa, social e urbana. De acordo com o governo, todos os ministérios setoriais estão envolvidos no programa.

A construção da segunda ponte do Rio Guaíba é um dos sete empreendimentos contemplados pelo Programa Avançar na área de infraestrutura de transportes no RS. Os demais projetos são: Aeroporto de Passo Fundo, Cais do Porto Novo (Porto de Rio Grande), Contorno de Pelotas (BRs 116/392), duplicação da BR-116 (Porto Alegre-Pelotas), duplicação da BR-386 (Tabaí-Estrela) e a travessia urbana em Santa Maria (BR-158/287).

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Cerca de 140 pessoas declararam à Receita Federal ter ao menos 10 milhões de reais, cada uma, em casa
Posto de saúde da Vila Cruzeiro é reaberto; Brigada Militar realiza operação na região
https://www.osul.com.br/programa-avancar-destina-240-milhoes-de-reais-para-concluir-segunda-ponte-sobre-o-guaiba-no-rs/ O governo federal vai liberar 240 milhões de reais para a conclusão das obras da segunda ponte sobre o Rio Guaíba 2017-11-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar