Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Projeto de lei antiterrorismo pode criminalizar manifestantes no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Projeto, que foi encaminhado ao Senado, é criticado pelo deputado Chico Alencar. (Foto: Luiz Roberto Lima/AE)

Aprovado pela Câmara dos Deputados na quinta-feira, o Projeto de Lei 2016/15, de combate ao terrorismo, foi criticado pelo vice-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Lima. Para o especialista, a proposta restringe direitos e pode enquadrar manifestantes e movimentos sociais como terroristas.
O projeto classifica os crimes motivados por “xenofobia, religião, discriminação ou preconceito de raça, cor ou etnia” e praticados com o objetivo de intimidar o Estado, organização internacional, pessoa jurídica, contra a vida e integridade física e provocar terror generalizado na ordem social, punindo com penas que vão de 12 a 30 anos de detenção em regime fechado.
O texto aprovado tipifica como crimes de terrorismo incendiar, depredar meios de transporte públicos ou privados ou qualquer bem público, bem como sabotar sistemas de informática, o funcionamento de meios de comunicação ou de transporte, portos, aeroportos, estações ferroviárias ou rodoviárias, hospitais e locais onde funcionam serviços públicos também entram na tipificação do crime. O especialista explica que a tipificação não é o maior problema. Para ele, a questão está no poder dado ao Estado para considerar o que pode ser enquadrado como terrorismo.
O projeto, que foi encaminhado ao Senado, também é criticado pelo deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), que citou casos ocorridos durante as manifestações de 2013 para justificar as críticas. “Uma pessoa pobre no Rio de Janeiro foi presa e condenada porque carregava um Pinho Sol. Porque era pobre, foi preso e condenado e está até hoje preso”, disse Alencar no dia da votação.
Segundo ele, o projeto abre margem de interpretação subjetiva para tipificar o crime. “Há uma semana, o MST [Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra] ocupou o Ministério da Fazenda para conseguir uma audiência com o ministro e isso poderia ser encarado como terrorismo”, disse. (Abr)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Pesquisa aponta que 56% dos bolivianos não querem quarta eleição de Evo Morales
Encontrados destroços de avião indonésio que caiu com 54 pessoas a bordo
https://www.osul.com.br/projeto-de-lei-antiterrorismo-pode-criminalizar-manifestantes-no-brasil/ Projeto de lei antiterrorismo pode criminalizar manifestantes no Brasil 2015-08-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar