Quinta-feira, 18 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 14 de novembro de 2017
O impulso ao projeto LÍDER inicia com a cadeia produtiva do vinho. A iniciativa foi construído a partir de visitas técnicas à região da Lombardia, na Itália, para conhecimento do modelo de atuação da universidade italiana junto as empresas da região, em projetos de ciências agrárias, alimentares e ambientais; visitas técnicas a universidades e vinícolas da região Fronteira Oeste; seminários e oficinas de planejamento.
O projeto de desenvolvimento de cinco anos denominado “Vinho&Território da Campanha Gaúcha (2018-2022)” tem o objetivo de apoiar a cadeia produtiva vitivinícola e de desenvolver as atividades de entrada turística no território da Campanha a ela ligadas (eno-turismo). O projeto une, portanto, duas cadeias produtivas distintas: uma agroalimentar e outra de serviços.
No que diz respeito às atividades de desenvolvimento da produção vitivinícola, seis ações são propostas:
Construir um vinho com a identidade da Campanha Gaúcha.
Promover a pesquisa e a inovação do produto.
Construir redes nacionais e internacionais de apoio à produção.
Investir na formação do capital humano (estudantes e empreendedores).
Implementar a viticultura e a enologia de precisão.
Promover um “Projeto Sustentabilidade” para os vinhedos e os vinhos da Campanha.
Resultados esperados:
Até dezembro 2018:
Participar de eventos com bandeira comum valorizando o vinho tinto da Campanha Gaúcha
Conhecer a tipicidade dos diferentes vinhos Cabernet Sauvignon da Campanha Gaúcha (micro vinificados)
Degustações técnicas coletivas de propostas de vinhos de corte feitos nas vinícolas da Campanha Gaúcha (evento entre empresas)
Levantamento das práticas já utilizadas nas empresas da Campanha Gaúcha (Unipampa)
Definição dos indicadores para selo sustentabilidade e comitê gestor
Definição da marca
Denominação de origem
Projeto de divulgação do ecoturismo nas escolas
Redução de impostos fiscais e incentivo de envase na região
Até dezembro 2022:
Consolidar como produto de qualidade o Vinho Tinto da Campanha Gaúcha no Mercado Brasileiro
Comparar com vinhos Cabernet de outras regiões do Brasil
Elencar as cultivares com potencial para o vinho ícone da Campanha
Recomendar as práticas mais adequadas para a sustentabilidade de um vinhedo
Classificação dos serviços turísticos (hotéis, vinícolas, restaurantes – Guia Michelin).
Aumento do fluxo de ecoturistas
Aumento de 20% no faturamento dos vinhos
Desenvolver e qualificar produtos associados ao ecoturismo.