Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > A Argentina investiga se houve uma explosão no local onde o submarino desapareceu

Projeto LÍDER do SEBRAE-RS visa impulsionar o desenvolvimento da Campanha, Fronteira Oeste e Sul do Estado

Reunião com lideranças aconteceu na segunda-feira (13). Apresentações encerram hoje no final do dia. Foto: divulgação SEBRAE.

Ontem (13) e hoje (14), a cidade de Bagé recebe participantes do Programa LÍDER – Lideranças para o Desenvolvimento Regional, uma iniciativa do SEBRAE-RS, iniciada em 2015 e que agora atinge sua maturidade. São 43 municípios envolvidos e suas comunidades empresariais, compreendendo as regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul, visando de forma conjunta o desenvolvimento da região. Neste encontro que encerra hoje, os projetos ganham pauta, pontuando a partir de agora as propostas elencadas desde a origem do projeto.

Nesta primeira fase, a vitivinicultura e o turismo são a ênfase. Além disso, uma ferramenta que irá ajudar a equipe de governança na proposição de novos projetos é o Observatório para o Desenvolvimento Territorial, que foi apresentado pelo reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Bachettini.

O observatório é um espaço online onde constam dados, documentos e estudos da região Sul, que se tornará público podendo receber informações das outras regiões através de universidades como Unipampa, Furg, IFSUL, UFPEL, Urcamp e Embrapas, parceiros do LIDER. “A ferramenta terá função norteadora, tanto para empreendedores quanto para formulação e aplicação de políticas públicas. Ademais, o acompanhamento das principais cadeias produtivas da região é, de igual modo, um importante fator, seja pela sua capacidade de antecipação de cenários e, portanto, oferecer subsídios para planejamento e adequações, ou de, a partir do conhecimento auferido, maximizar as oportunidades e resultados”, explica o reitor.

Segundo o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, o Programa LIDER é uma iniciativa diferenciada, que mobiliza e engaja as principais lideranças regionais a proporem ações de transformação, desenvolvendo o território onde vivem e do qual fazem parte. “Realizamos um trabalho de mobilização, articulação e preparo técnico de mais de 100 lideranças que representam o poder público, o privado e o terceiro setor, e agora estamos apresentando os principais avanços obtidos durante esta caminhada de dois anos em busca da retomada da prosperidade destas regiões”, destaca Fialho.

Um dos passos que abrigou a estruturação do Projeto LÍDER, ainda no ano passado, foi a realização do Congresso Inter-regional com as três regiões participantes, sob a tutela do SEBRAE. Nesse momento iniciou-se a caminhada de uma importante parceria entre a Universidade Católica de Pelotas e a Università Cattolica Del Sacro Cuore, de Milão, com a finalidade de apoiar o planejamento de uma estratégia de desenvolvimento local para as regiões envolvidas, compartilhamento de conhecimento e transferência de informação, uma das primeiras conquistas do LIDER. Desta parceria surgiu o conceito de Governança (composição dos órgãos de decisão e representação) e do Observatório, além do projeto-piloto da cadeia produtiva do vinho.

Mais de 200 participantes estão reunidos desde esta segunda-feira (13) em Bagé. Evento encerra hoje. Foto: divulgação

Deixe seu comentário: