Segunda-feira, 18 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Propina de refinaria custeou obra do triplex de Lula, diz Léo Pinheiro

Compartilhe esta notícia:

Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS Empreendimentos, prestou depoimento na quinta-feira (20). (Foto: Reprodução)

O empresário Léo Pinheiro, ex-presidente da construtora OAS, revelou em seu depoimento ao juiz Sérgio Moro na última quinta-feira (20) que o valor do triplex que a OAS reformou para o ex-presidente Lula no Guarujá (SP) foi compensado com propina da Refinaria de Abreu e Lima, conhecida como RNEST (Refinaria do Nordeste).

Ele diz que teve vários encontros com Paulo Okamotto e com João Vaccari Neto para saber como “formalizariam” os documentos para transferir o apartamento para Lula e como seria paga a diferença, já que inicialmente o apartamento tinha 80 metros quadrados e a proposta mudou para um triplex de 240 metros quadrados.

Conforme o empreiteiro, Okamotto e Vaccari sempre pediam para esperar não apresentavam uma solução definitiva. “Mas a reforma já tinha sido feita e gasta. Eu avisei ao João Vaccari, o investimento já estava feito, um investimento muito alto. O lucro daquele empreendimento praticamente o estava indo embora na reforma que estava fazendo num apartamento só, de cento e tantos apartamentos”, disse Pinheiro. A solução foi encontrada: “A OAS não teve prejuízo na reforma porque foi paga através da RNEST, da obra da Petrobras, do encontro de contas dela e de outras obras”, afirmou ele.

Segundo Pinheiro, o triplex passou a pertencer a Lula no momento em que a OAS assumiu as da Bancoop, a cooperativa habitacional dos bancários de São Paulo. “Já me foi dito que era do presidente Lula e de sua família, que eu não comercializasse e tratasse aquilo como uma coisa de propriedade do presidente”, disse ele.

O empreiteiro também foi questionado sobre a origem dos recursos para a reforma do triplex. “Eu usei valores de pagamentos de propina para poder fazer um encontro de contas, ao invés de pagar x, paguei x menos despesas que entraram no encontro de contas.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O governo já estuda antecipar a vigência da regra que autoriza o saque do FGTS na compra da casa própria para imóveis de até 1 milhão e meio de reais em todo o País
Justiça barra inquéritos contra clubes que exigem roupa branca para babás
https://www.osul.com.br/propina-de-refinaria-custeou-obra-triplex-de-lula-diz-leo-pinheiro/ Propina de refinaria custeou obra do triplex de Lula, diz Léo Pinheiro 2017-04-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar