Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Protestos na Catalunha bloquearam estradas e ferrovias

Compartilhe esta notícia:

Trânsito ficou complicado na região. (Foto: Reprodução)

O trânsito na Catalunha foi seriamente afetado nesta quarta-feira (8) por vários bloqueios de estradas e ferrovias, como parte de uma greve organizada por um sindicato independentista, informa a agência France Presse.

A paralisação foi convocada pelo CSC, em protesto contra a precariedade trabalhista e o decreto do governo central que facilitou a saída de empresas da Catalunha, mas tem um forte caráter político, no momento em que o independentismo reivindica a liberdade de seus líderes detidos.

Manifestantes reivindicavam a libertação dos antigos membros do governo catalão, que estão em prisão preventiva depois que no último dia 27 de outubro o Parlamento catalão declarou de forma unilateral a independência dessa região, o que provocou o fechamento do Executivo catalão por parte do governo da Espanha e a atuação da Justiça para evitar a separação.

A greve não tem o apoio dos principais sindicatos espanhóis, CCOO e UGT, mas recebeu o respaldo do principal sindicato do ensino público catalão, USTEC, e de duas grandes organizações independentistas, Omnium Cultural e ANC (Assembleia Nacional Catalã).

O Serviço Catalão de Trânsito registrou bloqueios em mais de 50 pontos na rede viária, incluindo em autoestradas de muito movimento como a AP-7, que liga toda a costa mediterrânea, da França até a Andaluzia, ou a A-2, que liga Barcelona a Madri.

Grupos de manifestantes com bandeiras independentistas e cartazes que exigem a liberdade dos políticos detidos participavam nos bloqueios, incluindo um protesto na estação de trem de alta velocidade de Girona.

Paralisação menor

Ao contrário da greve geral de 3 de outubro, que protestou contra as agressões policiais após o referendo de independência inconstitucional e que teve grande adesão, a paralisação desta quarta-feira parece menor em Barcelona.

De acordo com a Efe, a greve teve adesão do setor de educação além de ter afetado a mobilidade urbana. A agência reporta que no centro de Barcelona, a maioria das lojas, cafeterias e demais comércios abriram normalmente.

O complexo do fabricante automobilístico Seat, em Martorell (região metropolitana de Barcelona), que é a fábrica mais importante da Catalunha, começou o dia com plena normalidade, assim como a fábrica da Nissan, enquanto a atividade no Mercabarna (mercado de atacadistas de Barcelona) foi tranquila, segundo fontes destas empresas ouvidas pela Efe.

O aeroporto El Prat de Barcelona também funciona sem maiores problemas, assim como o porto da cidade, embora a movimentação de caminhões seja menor devido às estradas bloqueadas pelos manifestantes.

Anulação

O Tribunal Constitucional da Espanha anulou nesta quarta-feira (8) a declaração unilateral de independência feita pelo Parlamento da Catalunha, em uma decisão amplamente esperada depois que a ação foi suspensa pela corte.

Em 27 de outubro, o Parlamento regional decidiu convocar uma constituinte para declarar a separação da Espanha, medida que Madri interpretou uma independência unilateral.

Por isso, no mesmo dia o governo central destituiu o presidente da Catalunha,Carles Puigdemont, dissolveu o Parlamento regional e convocou eleições antecipadas na região para 21 de dezembro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Tubarão queria morder uma surfista, mas felizmente se contentou apenas comendo um pedaço da prancha dela
Anúncio de batismo do filho do diabo divulga festival de filmes de terror
https://www.osul.com.br/protestos-na-catalunha-bloqueiam-estradas-e-ferrovias/ Protestos na Catalunha bloquearam estradas e ferrovias 2017-11-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar