Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Thunder in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Quadrilha é flagrada vendendo notas de dinheiro falso pela internet e mandando pelo correio

Compartilhe esta notícia:

Prazo para receber benefício acaba em 30 de dezembro (Foto: Reprodução)

Quadrilhas de jovens de classe média estão vendendo dinheiro de mentira pela internet. Os criminosos enviam o dinheiro ilegal pelo correio. Só este ano, o Banco Central já recolheu 350 mil notas falsas.

O que tem chamado a atenção da Polícia Federal é o perfil desses falsificadores. Geralmente, são jovens, de classe média com acesso a tecnologia avançada. A ousadia é tanta que essas notas falsas são negociadas em redes sociais, sites de compras e até páginas deles mesmos.

Em uma página são oferecidas notas de 2 reais por 0,75 real cada uma. O falsificador exige pedido mínimo e até dá orientações sobre como repassar o dinheiro falso. Nas redes sociais, tem tabela de valores. E a encomenda vai pelo correio. Tem muita gente interessada nas ofertas.

Segundo a Polícia Federal, as falsificações, muitas vezes, são feitas com impressoras simples, mas confundem bastante. Notas de 100 reais, por exemplo, têm até o holograma. O Banco Central tem um aplicativo que pode ajudar a identificar as fraudes. Ele não reconhece se a cédula é falsa, mas mostra os elementos de segurança que as originais têm.

“A marca d’água por exemplo: quando você clica aqui, aparece, de forma projetada, a marca d’água presente na denominação de 10 reais, que é uma arara.  Então, o cidadão sabe que nessa área da cédula tem que ter uma marca d’água nesse formato”, explicou o gerente técnico de Meio Circulante do Banco Central, Giovani José Resende.

Além da marca d´água, a textura do papel da cédula é diferente, é mais áspera que o comum e tem autorrelevo. Nas notas de 10 reais e de 20 reais os números mudam de cor ao movimentar a cédula; as de 50 reais e de 100 reais têm uma faixa holográfica no cantinho. E todas as notas têm um fio de segurança.

Quem falsifica dinheiro, compra ou repassa essas notas falsas comete crime. E pode pegar até 12 de cadeia.

“Não há nada que se faça na internet que não deixe rastro, entendeu? Isso é que é importante, que eles não têm ideia, mas é assim que funciona. Pode até demorar, mas vai chegar”, concluiu o delegado Igor Cedrola. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Dois suspeitos morrem ao tentar assaltar barbearia em Canoas
Paciente entra em surto e corre pelo hospital ameaçando os funcionários com um bisturi
https://www.osul.com.br/quadrilha-e-flagrada-vendendo-notas-de-dinheiro-falso-pela-internet-e-mandando-pelo-correio/ Quadrilha é flagrada vendendo notas de dinheiro falso pela internet e mandando pelo correio 2016-10-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar