Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Qualquer desperdício eliminará dialogo

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Após o encaminhamento das renegociações do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, governadores de outros Estados começarão a romaria a Brasília. Para orientar, técnicos do Ministério da Fazenda têm cartilha pronta aos pedintes. Inclui extremo rigor para evitar desperdícios com compras desnecessárias e inadequadas, por onde o dinheiro escorre.
Será sem precedentes o combate ao comportamento faustoso que domina a maioria dos governos. Qualquer indício do talonário ilimitado de cheques em branco, preenchidos a bel prazer por alguns, eliminará Estados da lista de socorridos.

ACUSAÇÕES MÚTUAS
O conceito em Brasília é que Estados se converteram numa espécie de Versailles, onde a corte dos últimos soberanos franceses não abria mão do ócio e do prazer. Governadores, há muito tempo, fazem o mesmo juízo em relação ao que acontece na capital federal, que chamam de Ilha da Fantasia.

SUBINDO
O placar eletrônico Impostômetro chega hoje a 300 bilhões de reais. A contagem, iniciada a 1º de janeiro, acompanha a arrecadação em todo o País. Entre nós, impostos e tarifas públicas cumprem o papel de fundo de assistência financeira ao Estado. Quanto ao retorno, é precário como sempre.

GARFEADA
A Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu que as empresas de energia não precisarão, por enquanto, ressarcir os consumidores pelas tarifas cobradas a mais nas contas de luz entre os anos de 2010 e 2015.

TEM MAIS
Até hoje não houve a devolução dos mais de 7 bilhões de reais cobrados indevidamente nas contas de energia entre 2002 e 2009, quantia que, em valores corrigidos, pode alcançar 13 bilhões de reais. O Tribunal de Contas da União julgou como irregular e exigiu a devolução. A Agência Nacional de Energia Elétrica segue o velho ditado: deve, não nega, pagará quando puder.

À BASE DA PRECAUÇÃO
Um bom exemplo para ser seguido: existe há muito tempo nos Estados Unidos um processo denominado vetting, aplicável a qualquer cidadão indicado para um cargo de responsabilidade no governo. O currículo, ficha policial e a vida pessoal são minuciosamente examinados antes da designação oficial. Se for aplicado no Brasil, dispensará frequentes dores de cabeça.

SEM RESPOSTA
O que a Política tem feito para enfrentar a recessão que castiga o mercado de trabalho e devasta o emprego no Brasil?

DIFERENÇA
O cronista Nelson Rodrigues dizia, mas nenhum político concorda: “A grande vaia é mil vezes mais forte, mais poderosa, mais nobre do que a grande apoteose. Os admiradores corrompem”.

NOVA MOEDA
A 12 de fevereiro de 1967, o governo anunciou o lançamento do cruzeiro novo, moeda que circulou até maio de 1970. Substituiu o cruzeiro, em vigor desde 1942 e que sofreu enorme depreciação por conta do aumento da inflação e das contas públicas em descontrole. Um cruzeiro novo era o equivalente a mil cruzeiros.

RÁPIDAS
* A Polícia é a última barreira para evitar volta à barbárie. Quando se ausenta, a sociedade entra nas cavernas.

* Um dos aspectos positivos da reforma: o aluno começa a fazer opção pela sua futura profissão no início do ensino médio.

* O sistema de fiscalização das contas públicas no Brasil deve encantar países do Quarto Mundo e adjacências.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

“Quem não se comunica se trumbica”
Pedir não custa
https://www.osul.com.br/qualquer-desperdicio-eliminara-dialogo/ Qualquer desperdício eliminará dialogo 2017-02-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar