Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Quando sairá do papel?

Compartilhe esta notícia:

Ministério reduz projeção de crescimento da economia e eleva a da inflação. (Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Aguarda-se o surgimento de governante com a coragem para aplicar o artigo 37, inciso 11, da Constituição Federal, que estabelece: nenhum ocupante de cargo no setor público poderá ganhar mais do que o subsídio mensal dos ministros Supremo Tribunal Federal. Atualmente, é de 39 mil e 300 reais.

Crescimento suspenso

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse ontem que está decepcionado com o desempenho recente da Economia. Esperava mais, assim como os empresários e os 13 milhões de brasileiros desempregados. Porém, com uma bomba diária disparada pelo núcleo do poder, fica difícil. Felizmente, o guru Olavo de Carvalho anunciou ontem que vai se conter. Recebeu de alguém a ordem de “cala a boca”.

Radiografia

Fica cada vez mais evidente: a economia brasileira está sofrendo de um problema crônico de insuficiência de demanda, impedindo que as empresas se sintam estimuladas a aumentar a produção e a reiniciar seus projetos de investimento.

Perspectiva não é boa

A Instituição Fiscal Independente do Senado divulgou, ontem, o Relatório de Acompanhamento de maio, revelando que a crise fiscal e a fragilidade do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) estão produzindo cenários piores do que os apresentados no final do ano passado.

A dívida pública segue em trajetória de alta. Chegou a 78,4 por cento do PIB em março e baterá nos 85,5 por cento dentro de seis anos. O relatório destaca que o nível de 100 por cento será atingido em 2026, e não mais em 2030, conforme havia sido previsto em 2018.

Ainda há quem defenda mais endividamentos.

Subindo

Por falar em dívida, o placar eletrônico Jurômetro registrará hoje 202 bilhões de reais. Valor pago desde 1º de janeiro deste ano na rolagem da dívida pública. Comparando: a previsão de receita do governo do Rio Grande do Sul para todo o ano de 2020 ficará em 62 bilhões e 100 milhões de reais.

Entra na corrida

O deputado estadual licenciado e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, do PSL, anunciou ontem que concorrerá à Prefeitura de Porto Alegre. É o único líder do partido que nasceu na capital e tem o apoio da família Bolsonaro.

Querem chegar ao cofre

Hoje, uma das minhas principais atribuições é mostrar que meu Estado é um bom lugar para se investir, para produzir e para gerar empregos.” Parece mensagem de Eduardo Leite, mas é do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que também andou atrás de investidores em Nova Iorque esta semana.

Tira-dúvidas

Grupo de deputados vai propor seminário na Assembleia para responder à pergunta: por que a reforma da Previdência é crucial para o Estado?

Respostas do tipo “inexiste fundo de reserva” ou “o caixa está quebrado” não serão consideradas suficientes. Os proponentes querem ir muito além.

Rotatividade

Nos oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso, o ministro da Educação permaneceu o mesmo. Em 13 anos e quatro meses do PT no poder, somaram nove. Nos quatro meses e meio de Bolsonaro, já são dois.

Começa o tiroteio

Ciro Gomes arrumou um inimigo incansável: depois de atacar o ex-presidente Lula, chamando-o de “defunto eleitoral” durante entrevista recente, terá o passado vasculhado. O PT recolhe dados sobre o seu começo de carreira no PDS, sucessor da Arena, para expor em detalhes o que pensava e dizia. Dossiê para não sobrar pedra em cima de pedra.

Assustador

A revista Scientific Report publicou pesquisa, comprovando a presença de grande quantidade de plásticos na superfície oceânica da Antártida. A autora é a doutoranda Ana Luiza Lacerda, da Universidade Federal do Rio Grande.

Muito pouco

Dado da pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: apenas 18 por cento dos brasileiros entre 18 e 24 anos são universitários. Mesmo com faculdades gratuitas. Na Argentina, chegam a 40 por cento. A taxa também afeta nossa colocação no Índice de Desenvolvimento Humano. Pelo terceiro ano consecutivo, paramos no 79º lugar em um ranking de 189 países, de acordo com o Relatório do Programa das Nações Unidas.

Prêmio à inspiração

Está aberto concurso para escolha do slogan não oficial do governo do Estado. Um dos mais cotados: o mendigo de plantão.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

TRF4 decide sobre mais cadeia para Lula e José Dirceu
Momento de descontração: Pujol, novo motociclista?
https://www.osul.com.br/quando-saira-do-papel/ Quando sairá do papel? 2019-05-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar