Últimas Notícias > Colunistas > Bolsonaro: “ou acertamos ou o PT volta”

Quarenta e um clubes já estão classificados para a Libertadores de 2019

O Boca já está classificado, mas o River Plate ainda depende do título sul-americano. (Foto: Reprodução)

Quarenta e uma das 47 vagas para a Copa Libertadores de 2019 já foram preenchidas com os términos dos campeonatos nacionais. Restam poucas, que serão definidas com o término de alguns torneios ainda em andamento e das competições continentais: Copa Libertadores e Copa Sul-americana, que terão as finais disputadas nos próximos dias. O River Plate da Argentina, por exemplo, só conseguirá vaga no torneio caso termine como campeão da Libertadores no domingo (9).

A situação do River é delicada. Finalista da Libertadores com melhor campanha do que o rival Boca Juniors, faria a decisão no estádio Monumental, sua casa, mas perdeu essa chance após confusão causada por seus torcedores, que jogaram pedras no ônibus do rival e fizeram com que a partida fosse suspensa. Após diversas reuniões, ficou decidido que a final aconteceria no próximo domingo, em Madri (Espanha). Com o oitavo lugar no Campeonato Argentino, para estar presente da Libertadores de 2019, o River Plate precisa vencer o Boca Juniors, que já está classificado como campeão nacional.

Outra equipe que precisa vencer uma competição sul-americana para retornar à Libertadores é o brasileiro Atlético-PR. Na final da Copa Sul-americana, decide o título com o Junior Barranquilla na próxima quarta-feira (12), em Curitiba. Os clubes empataram no jogo de ida, na Colômbia, em 1 a 1. Uma vitória simples garante o título e vaga na Libertadores ao time paranaense, sétimo colocado no Brasileirão.

O sorteio da fase de grupos acontece no dia 19 de dezembro na sede da Conmebol, na cidade de Luque, no Paraguai.

Equipes já classificadas

Campeão da Copa Libertadores (1): vaga em aberto para a fase de grupos (O River só se classifica para a competição em caso de título. Caso o Boca seja campeão, uma vaga será aberta para clubes argentinos).

Campeão da Copa Sul-americana (1): Vaga em aberto para a fase de grupos (O Atlético-PR só se classifica em caso de título. O Junior tem vaga garantida pelo Campeonato Colombiano, mas pode conseguir uma melhor classificação, com vaga direta na fase de grupos, em caso de título).

Argentina (6): Resta uma vaga – (Boca Juniors, Godoy Cruz, San Lorenzo, Huracán e Talleres já classificados).

Bolívia (4): Restam duas vagas – (Jorge Wilstermann e The Strongest já classificados).

Brasil (7): Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo, Internacional e Grêmio já na fase de grupos. São Paulo e Atlético-MG disputarão a pré-Libertadores.

Chile (4): Universidad Católica, Universidad de Concepción estão na fase de grupos. Na pré-Libertadores estão Universidad de Chile e Palestino.

Colômbia (4): Deportes Tolima, Junior Barranquilla, Independiente Medellín e Atlético Nacional já classificados.

Equador (4): Resta uma vaga (LDU Quito, Barcelona e Emelec classificados).

Paraguai (4): Olimpia e Cerro Porteño jogarão a fase de grupos. Libertad e Nacional estão na pré-Libertadores.

Peru (4): Sporting Cristal, Melgar, Alianza Lima e Real Garcilaso classificados.

Uruguai (4): Vagas para a fase de grupos estão com Peñarol e Nacional. Danubio e Defensor estão na pré-Libertadores.

Venezuela (4): Vaga para a fase de grupos (Zamora e Deportivo Lara). Na pré-Libertadores (Caracas e Deportivo La Guaira).

 

Deixe seu comentário: