Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Quase 50% dos casos de cegueira no mundo são causados pela catarata

Compartilhe esta notícia:

A catarata é uma doença que afeta principalmente os idosos e tem como característica causar o embaçamento progressivo da visão. (Foto: Reprodução da internet)

A catarata é uma doença ocular onde o cristalino, lente natural dos olhos, perde sua transparência e tende a ficar opaco. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é responsável por 47,8% de todos os casos de cegueira no mundo, mais comum entre pessoas acima de 65 anos.

De acordo com o oftalmologista do Hospital Universitário de Canoas, administrado pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP), e professor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Paulo Ricardo de Oliveira, ela pode causar a perda total da visão ou deixá-la turva ou embaçada, além de poder causar hipersensibilidade à luz. “A doença se desenvolve lentamente e passa despercebida antes de apresentar sintomas mais graves”, explica.

A catarata pode ser dividida em três categorias: congênita, adquirida e espacial. Oliveira afirma que “na congênita, a criança já nasce com a doença ou passa a apresentar nos primeiros meses de vida. A adquirida está relacionada ao envelhecimento e outras doenças e a espacial se refere à região específica do cristalino afetada”.

Segundo diretivas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o diagnóstico da catarata normalmente é feito por um oftalmologista. “É ele quem tem habilitação para reconhecer as eventuais razões pelas quais a visão não se encontra mais nítida. Por exemplo, nas cataratas congênitas, o diagnóstico se torna mais difícil por se tratar de uma criança ou bebê”, esclarece Oliveira.

O especialista ressalta que no Brasil é obrigatória, em todas as maternidades do país, a realização do teste do olhinho em recém-nascidos, o que ajuda no reconhecimento da doença logo nos primeiros dias de vida. Já nos adultos, o médico irá analisar o histórico do paciente e poderá solicitar alguns exames.

Sintomas e tratamentos

De acordo com o oftalmologista, os sintomas mais comuns da doença são visão embaçada ou fora de foco, sensibilidade às cores e ao contraste diminuídas, visão dupla em um dos olhos, mudança frequente de óculos, dificuldade em realizar atividades do dia-a-dia devido a problemas de visão, entre outros.

A catarata é uma doença curável, que pode ser revertida por meio de um procedimento cirúrgico. Porém, muitas vezes a condição não traz maiores problemas ao paciente e, nesses casos, a cirurgia torna-se desnecessária. “A princípio, enquanto os sintomas forem leves, o uso de óculos de leitura ou de sol pode ajudar a aliviar os sintomas”, explica o oftalmologista.

Oliveira salienta que para evitar o desenvolvimento da doença é recomendado proteger os olhos do sol e não olhar por muito tempo para as telas de computadores, tablets e TVs, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros. Envelhecimento, diabetes, obesidade, hipertensão e histórico familiar, são alguns dos fatores que podem contribuir para o surgimento da doença.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

BRDE recebe missão japonesa com foco no desenvolvimento sustentável
Projetos para realização de obras no entorno da Arena são aprovados pela prefeitura de Porto Alegre dando sinal verde para acordo definitivo
https://www.osul.com.br/quase-50-dos-casos-de-cegueira-no-mundo-sao-causados-pela-catarata/ Quase 50% dos casos de cegueira no mundo são causados pela catarata 2018-08-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar