Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Quase 55% do total de idosos do Brasil já se aposentaram, mas continuam trabalhando

Compartilhe esta notícia:

Conforme o IBGE, a população de idosos deve passar de 73 milhões em 2060. (Foto: Reprodução)

Em 2015, o Brasil possuía 7,7 milhões de pessoas idosas – com 60 anos ou mais – que exerciam alguma ocupação. Desse total, 54,5%, o que representa 4,2 milhões, eram aposentados. Para reforçar a necessidade de mudar as regras de concessão do benefício, a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda divulgou um levantamento detalhado, demonstrando que das 7,7 milhões de pessoas com 60 anos ou mais ocupadas no País, ao menos 4,2 milhões já estavam aposentadas em 2015.

Ou seja, 54,5% do total de idosos se aposentaram, mas continuaram trabalhando. Essa seria a prova de que é preciso ter uma idade mínima para a aposentadoria. Os números fazem parte do estudo “Pessoa Idosa e Previdência Social: Demografia, Mercado de Trabalho e Proteção Social”, elaborado pela Secretaria de Previdência. Os dados foram apresentados durante reunião do CNP (Conselho Nacional de Previdência) em Brasília.

A maioria dos idosos ocupados trabalham na agricultura. Os homens recebem mais do que as mulheres e, quanto maior a idade, menor o valor dos rendimentos. A pesquisa mostra, ainda, que o Brasil passa por um processo de envelhecimento populacional muito rápido e intenso.

Enquanto a Europa demorou 50 anos para passar de um patamar de 11% para 20% da população com 60 anos ou mais, o Brasil está nesse processo e demoraria cerca de 20 anos para atingir o mesmo patamar.

Além da queda da taxa de fecundidade total no Brasil, o aumento da expectativa de vida ao nascer é outro fator que justifica o envelhecimento populacional. Em 1940, a expectativa de vida no Brasil era de 45,5 anos. Esse número pulou para 75,5 anos em 2015.

O coordenador-geral de Estudos Previdenciários da Secretaria de Previdência, Emanuel Dantas, explica que “o bônus demográfico tem seu fim projetado para 2024, ou seja, o número de ativos será menor do que o número de inativos”. Em 2060, uma em cada três pessoas será idosa.

A proteção previdenciária entre as pessoas com 60 anos ou mais é de 81,7%. Esse percentual representa idosos que recebam algum benefício ou que contribuam para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Projeção

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população de idosos deve saltar do atual patamar de 20 milhões de pessoas com 60 anos ou mais (22 milhões pela projeção oficial do órgão para 2013) para cerca de 73,5 milhões em 2060.

Em termos de proporção populacional, no mesmo período, a participação dos idosos na população total vai saltar do patamar de 10% para cerca de 33,7% no ano 2060, conforme a projeção demográfica do IBGE divulgada em 2013. Ou seja, hoje, um cada dez pessoas é idosa. Daqui a quatro décadas, um em cada três brasileiros será enquadrável na chamada “Terceira Idade”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Governo prepara pacote que inclui crédito para não demitir
Governo volta atrás e adiantamento do 13º salário a aposentados será mantido
https://www.osul.com.br/quase-55-do-total-de-idosos-do-brasil-ja-se-aposentaram-mas-continuam-trabalhando/ Quase 55% do total de idosos do Brasil já se aposentaram, mas continuam trabalhando 2017-10-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar