Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Quatro regiões do País já tem deflação e não inflação: Para o IBGE, o quadro atual da economia dificulta as elevações nos preços

Compartilhe esta notícia:

Bahia foi o Estado que teve mais vistos gold negados. (Foto: Divulgação)

A queda de preços que vem sendo registrada nos últimos meses já fez com que quatro das regiões pesquisadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) fechassem o mês de abril com deflação. Em março, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, o indicador oficial de inflação do País) já havia ficado negativo em duas regiões.

O resultado mais baixo foi registrado na região metropolitana de Salvador, onde os preços tiveram um recuo de 0,22%. Em Campo Grande, Belo Horizonte e Curitiba também foi registrada inflação negativa.

Os preços dos bens e serviços monitorados passaram de alta de 0,48% em março para uma queda de 0,60% em abril. A deflação do último mês foi puxada pela redução na tarifa de energia elétrica e pelo recuo no preço da gasolina.

A deflação já vem sendo detectada nos preços no atacado, em índices como o IGP-M, da Fundação Getulio Vargas, principalmente por conta da safra agrícola recorde. “A queda nos IGPs está vindo mais forte que a esperada. Pode ser que no IPCA de junho o grupo Alimentação venha com deflação”, disse o economista Márcio Milan, da Tendências Consultoria.

Pressão

O IPCA de abril, de 0,14% (menor índice para o mês desde o início do Plano Real, em 1994) só não foi ainda mais comportado porque houve pressão do encarecimento de passagens aéreas, medicamentos, ônibus urbanos, gás de cozinha e alguns alimentos. “No geral, o quadro é de alívio. E não há nada que atrapalhe o plano de voo do Banco Central”, disse o economista Daniel Gomes da Silva, do Modal Asset Management.

Consumidores

Apesar de um cenário mais positivo para o consumo, os consumidores dizem que ainda não sentiram no bolso os efeitos da inflação baixa. De maneira geral, mantiveram a estratégia de corte de gastos. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Um adolescente invadiu a rede da Apple e roubou dados da companhia
Sul da Índia registra piores inundações em um século
https://www.osul.com.br/quatro-regioes-pais-ja-tem-deflacao-e-nao-inflacao-para-o-ibge-o-quadro-atual-da-economia-dificulta-elevacoes-nos-precos/ Quatro regiões do País já tem deflação e não inflação: Para o IBGE, o quadro atual da economia dificulta as elevações nos preços 2017-05-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar